Paul Eric Mason

Página Home
Currículo detalhado em inglês
Arbitragens e Mediações
Artigos sobre Arbitragem e Mediação

 

Currículo detalhado                  [Click for English]


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharel, Yale University 

Mestrado cum laude em Relações Internacionais com especialização em economia internacional e política européia, Paul Nitze School of Advanced International Studies (SAIS), Johns Hopkins University em Washington, D.C. e Bologna, Itália, com bolsa Fulbright

Estudei com juristas de renome Stephen Schwebel do Tribunal Internacional de Justiça e Federico Mancini do Tribunal de Justiça Europeu.

Juris Doctor em Direito pela University of Maine

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO e ARBITRAGEM

Competições de Negociação e Mediação

Como Assessor (Juiz e/ou Árbitro)

- Competição Global de Investimento Direto Estrangeiro (FDI), rodadas eliminatórias, Universidade de Miami Faculdade de Direito, novembro de 2019.

- Competição Regional Sudeste dos EEUU da American Bar Association de Advocacia em Mediação, Florida International University Law School, Miami, fevereiro de 2018.

- I Competição de Mediação Empresarial, Faculdade de Direito Antônio Meneghetti - RS (8 equipes - em português), junho de 2017

- I CPR International Business Negotiation & Mediation Competition, FIESP/São Paulo (12 equipes), maio de 2017

- II Competição Internacional de Negociação e Mediação Lex Infinitum, Goa - India (16 equipes).  Juiz da rodada final. Integrante da Comissão dos Casos,  janeiro de 2017

- II Competição IBA-VIAC de Mediação e Negociação Empresarial Internacional em Viena (32 equipes do mundo inteiro, inclusive tres de São Paulo), julho de 2016.

Como Professor e Treinador

Professor Convidado com Dr. Gustavo Moser de Londres para ministrar o módulo sobre Arbitragem Internacional, FDV-Espirito Santo, Pós-Graduação Remota, Curso Gestão Negociada de Conflitos, julho de 2021.

Coordenador de workshops (oficinas dinâmicas) de Mediação em Porto Alegre e Recanto Mestre - RS, junho de 2018, e na Goa - India, janeiro de 2017.

Mentor de uns 18 advogados juniores e estudantes de direito do Brasil, Corea do Sul, Espanha, India, Itália, Paquistão, Rùssia e outros países (2017 - ).

Professor Adjunto, Florida International University College of Law, Miami, co-ministrando um workshop de 40 horas de Negociação e Mediação para estudantes de direito da Universidade de Victoria em Melbourne, Austrália, dezembro de 2017.

Co-treinador de 21 árbitros novos (16 horas) "Arbitration Fundamentals and Best Practices for New AAA Arbitrators", American Arbitration Association, Miami, dezembro de 2016.

Co-treinador do equipe da Faculdade de Direito Milton Campos - BH, I Competição Nacional de Mediação, Porto Alegre, julho - outubro de 2016.  A equipe ganhou a Competição.

Workshop sobre Métodos Avaliativos em Mediação, CBMA/Rio de Janeiro com Prof. Dwight Golann, 2016.

Integrante, Comissão Científica para avaliação de monografias, III e IV Congressos Brasileiros de Arbitragem e Mediação Empresarial, Belo Horizonte - MG, 2016 e 2017.

Professor convidado de Arbitragem Internacional como módulo do curso nível pós-graduação sobre Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, Nova University, Flórida, julho de 2014.

Professor Honorário ministrando curso intensivo em Negociação e Mediação de Conflitos para MBAs e advogados na MFUA - Moscou, universidade privada maior da Rússia, e um master class sobre Mediação, Universidade Federal de São Petersburgo, abril de 2011.

Competições de Arbitragem

Integrante do painel de juizes no debate da Stanford Law School International Arbitration Association entre equipes de advogados-arbitralistas das firmas Three Crowns, Lalive Advogados, e CyberArb, sobre o tema "Arbitragem é o Melhor Método para Resolver Disputas de Tecnología" (março de 2022).

Presidente do painel de arbitragem internacional comercial na rodada semi-final da III Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, Rio de Janeiro, outubro de 2012, com 15 equipes brasileiras.

Árbitro e Presidente do tribunal na rodada semi-final de arbitragem internacional na Competição Internacional Comercial Willem Vis no Rio de Janeiro em 2013, em São Paulo, 2015 com equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba; e em Miami  2011, 2014, 2016, 2017, 2018 com equipes da Finlândia, França, do México e dos EEUU; da JAMS-Miami por videoconferência em 2021 com equipes do Brasil, Canadá, China, EEUU, França, Guatemala, Itália, Moçambique, Polônia, Rússia, Ucrânia etc.; em 2021 da CCI-Paris por videoconferência com equipes de 30 faculdades de direito inclusive nossa sessão entre equipes do méxico e portugal - os portugueses ganharam a competição.

Professor convidado - “Juntando Mediação com Arbitragem (Med – Arb) para Resolver Conflitos Comerciais Internacionais:Perspectivas e Experiências Ocidentais x Chinesas”, curso pós-graduação de Arbitragem na América Latina, Faculdade de Direito, Universidade de Miami, Flórida, novembro de 2008.

Professor convidado para os módulos de Arbitragem no curso intensivo pós-graduação sobre ADRs para advogados e juízes, Faculdade de Direito, PUC-Minas, Belo Horizonte, 2001 e 2002.

Palestras sobre arbitragem no curso pós-graduação para juízes do Tribunal de Alçada, e no curso pós-graduação em Direito Processual na Faculdade de Direito, PUC-Minas.  

Apresentação sobre online dispute resolution para alunos do NPJ, PUC-Minas.     

Apresentação sobre arbitragem aos Procuradores, Estado de RJ                                                                                          
Professor convidado para Curso de treinamento sobre Arbitragem (em espanhol) para advogados e juízes da Guatemala, Nova Universidade, Ft. Lauderdale, Flórida, 1998.

Co-elaborador e Professor - Curso especial de treinamento sobre arbitragem internacional para a firma Baker & McKenzie, Monterrey, México, julho de 1996.

Professor - Treinamento sobre Mediação em inglês e espanhol para o Centro de Conciliação e Arbitragem da Câmara de Comércio de Quito, Equador, julho de 1996.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Advogado, Árbitro e Mediador, assessor às empresas estrangeiras chegando ao Brasil e empresas brasileiras no exterior, negociando contratos internacionais e resolvendo disputas comerciais através de negociação, mediação e arbitragem. 

Of Counsel, Veirano Advogados/Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.  Veirano é uma das firmas mais importantes no Brasil com clientela internacional e uma especialização em projetos de infra-estrutura e energia (2011 -  2013).  Preparei e redigi cláusulas compromissórias para negócios complexos, treinei os advogados transacionais da firma sobre a natureza e os benefícios de arbitragem e cláusulas compromissórias.   

Advogado, Árbitro e Mediador afiliado com Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados em Rio de Janeiro e São Paulo, Diaz Reus em Miami,  2004 - 2011.  Advogado em transações,  arbitragens e mediações internacionais.  Advogado principal na arbitragem da LCIA entre sócios brasileiros e noruegueses sobre perfuração de petróleo offshore

Diretor Jurídico e Relações Governamentais para América Latina     3Com/Palm (América Latina e Canadá), Oracle, e Digital Equipment (América Latina e Rússia) – Miami, Boston e Silicon Valley, 1988 – 2001.  Responsável pela negociação de contratos complexos de alto valor de vendas, serviços e licenciamento com canais e clientes do setor público e empresarial, fusões e aquisições (M & A), contencioso, e treinamento em compliance.

Assessor jurídico nos EEUU - Módulo S.A., empresa brasileira de segurança de redes de informática e telecomunicações - Flórida, 1996 – 1998.

Presidente do Centro Interamericana de Resolução de Conflitos Comerciais – Miami, o primeiro centro de ADR focado na América Latina e Caribe, 1996 – 1998.  

Assessor jurídico no Depto. Internacional do Banco de Boston - Boston, 1986 – 1987.

IDIOMAS: inglês, português, espanhol, russo, francês, italiano basico

REGISTROS DE ORDENS:  Estados de Massachusetts e Maine (com os tribunais estaduais e federais), EEUU;  Consultor em Direito Estrangeiro, OAB-RJ (2013-16),
 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Contratos e transações internacionais - ver Lista de Clientes abaixo - Aviação comercial (carga aérea, charters, leasing, compra e venda de aeronaves, equipamento e serviços, treinamento de pilotos), energia (petróleo e gás, biocombustíveis, etc.), propriedade intelectual (software, marcas, licenciamento de patentes, nomes de domínio, licenciamento de tecnología, informática e serviços de TI, comércio eletrônico (e-commerce), leasing, fusões e aquisições, compra e venda, projetos de fabricação, distribuição de produtos), utilizando minha experiência e perspectiva como ex-advogado das empresas multinacionais para coordenar atividades jurídicas para clientes estrangeiras com firmas de advocacia latinoamericanas.

Arbitragem - Primeira atuação como árbitro na arbitragem internacional da AAA em 1986 num conflito sobre distribuição de produtos entre empresas espanholas e norte-americanas com Prof. Willem Vis, Presidente do painel.

Atuei como o principal advogado numa das primeiras arbitragens internacionais envolvendo Petrobrás e uma empresa noruegesa (LCIA, Regras UNCITRAL).

Maior arbitragem como árbitro único - USD $24 milhões no setor de carga aérea da América Latina (2023).

Mediação -  Primeira atuaçaõ como mediador num conflito meio-ambiental multi-parte de U.S.$50+ milhões entre oito empresas multinacionais de petróleo e uma comunidade, chegando a um acordo. 

Primeiro mediador certificado no Brasil pelo International Mediation Institute (www.IMImediation.org)

Perspectiva única adquirida com experiência de todos os lados - como mediador, como advogado e parte em mediações.  Mediador de conflitos comerciais internacionais de grande porte, frequentemente acima de U.S.$ 1 milhão, às vezes mediações bilíngües em português-inglês ou espanhol-inglês, com alta porcentagem de acordos.

Como advogado da parte brasileira - sugeri e participei da primeira mediação internacional comercial conduzida por videoconferência entre partes brasileiras e norte-americanas no setor de energía. Redundou acordo.

Delegado oficial do IMI aos eventos da assinatura da Convenção de Cingapura, 2019

Árbitro, Mediador e Advogado em conflitos comerciais frente aos seguintes centros internacionais -    

Câmara de Comércio Internacional (CCI)

International Centre for Dispute Resolution (ICDR)/American Arbitration Association (AAA)

London Court of International Arbitration (LCIA)

Centro Internacional Arbitral de Viena (VIAC)

Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI)

Delos/Paris

Court of Arbitration for Art (CAfA) do Instituto Holandês de Arte

Câmara Internacional de Mediação em Florença (FIMC)

Comissão de Arbitragem de Beijing (BIAC)

Hong Kong International Arbitration Centre (HKIAC - Painel de Árbitros e Painel Especializado de Árbitros para Disputas sobre Propriedade Intelectual)

Mainland China - Hong Kong Joint Mediation Center

Instituto Internacional de Resolução de Disputas e de Gerencia de Riscos (IDRRMI para os projetos da iniciativa chinesa "Belt & Road")

Centro Internacional de Mediação de Cingapura (SIMC)

Singapore International Arbitration Centre (SIAC)

India Mediation & Conciliation Network (MCN - India)

No Brasil:  Câmara de Comércio Brasil-Canadá/São Paulo (CAM-CCBC), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA/Rio de Janeiro), CAMARB (Belo Horizonte/São Paulo/Rio de Janeiro), Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE/São Paulo), Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CSD-ABPI), CAMFIEP (Curitiba), ARBITAC (Curitiba) e CAMEDIARB (Santa Catarina). 

Korean Commercial Arbitration Board (KCAB) International

Especialista em Disputas envolvendo Tecnología e Propriedade Intelectual 

  • TI: hardware, software, serviços na nuvem, terceirização (outsourcing), internet, telecomunicações, comunicações de dados, comércio eletrônico 
  • Aviação cívil e militar
  • Tecnología médica   
  • PI: licenciamento de tecnología e patentes, marcas, nomes de domínio
  • Diretor-Geral e Integrante da Tech List exclusiva do Silicon Valley Arbitration & Mediation Center (www.SVAMC.org) of World's Leading Technology Neutrals - apenas 50+ Árbitros e Mediadores em todo o mundo (desde 2017); Membro, Conselho do SVAMC, Ex-Presidente do Comitê de Sócios, Fundador e Co-Diretor do Grupo Latinoamericano-Caribenho do SVAMC
  • Painel de Árbitros experientes na área de Propriedade Intelectual, Centro Internacional de Arbitragem de Hong Kong (HKIAC) 
  • Painelista da OMPI/Genebra em casos .br bem como UDRP (55+ casos)


CONFLITOS INVESTIDOR x ESTADO  

Consultor ao estado-anfitrião sobre utilização de mediação para resolver disputas entre investidores e o estado (2017).   

Árbitro nas rodadas eliminatórias, Competição Global de Investimento Direto Estrangeiro (FDI), Universidade de Miami Faculdade de Direito (2019).

Conciliador no contrato Latinoamericano de longo prazo no setor de energía financiado pelo Banco Mundial (2014).

ARBITRAGENS e MEDIAÇÕES sob a LEI BRASILEIRA e/ou com PARTES BRASILEIRAS

Como Árbitro

Transporte marítimo de grandes quantidades de petróleo - ICDR/New York (entre partes chineses e brasileiras, lei estadual de New York)

Investimento numa empresa norte-americana por investidores brasileiros - ICDR/Miami (entre partes brasileiras e norte-americanas, lei federal dos EEUU, lei estadual da Flórida)

Importação e exportação de material de construção - CCI/Miami, entre duas empresas brasileiras, uma no Brasil e a outra nos Estados Unidos (lei federal dos EEUU, CISG)

Petroquímico - fusão e aquisição - CCBC/São Paulo, entre partes brasileiras e norte-americanas, em português (lei brasileira e norte-americana)

Financeiro - banco de investimento - ICDR/Miami, entre partes brasileiras e multinacionais

Como Mediador

Agronegócio - compra e venda por atacado de plantações - ICDR/Miami, entre multinacional brasileira e grupo de fazendeiros-produtores centroamericanos

Petroleiro - fusão e aquisição no setor petroleiro - ICDR/Rio de Janeiro, entre empresas brasileiras e norte-americanas 

Como Advogado  

Advogado principal na arbitragem sobre perfuração de petróleo offshore - LCIA/New York & Miami, entre empresas norueguesas e brasileiras (Regras da UNCITRAL, lei brasileira com CPC)

Arbitragem - Mediação no setor de energia elétrica, nos âmbitos de remuneração dos executivos e project finance - ICDR/São Paulo/New York/Washington, entre cliente brasileira e empresa multinacional norte-americana

Arbitragens e mediações nos seguintes setores - Aeroespacial, agronegócios, petróleo e gás, energía elétrica, tecnología médica, mercados financeiros e investimentos, fusões e aquisições, joint ventures, seguros e resseguros, construção civil, vendas, marketing, representação comercial e distribuição de produtos (aço, madeiras, agropecuária, produtos de consumo e pessoais), telecommunicações, informática (TI), internet, propriedade intelectual, terceirização de serviços, acordos salariais de executivos, marítimo, e marketing esportivo.

Experiência como árbitro e mediador de disputas envolvendo transporte aérea e marítimo de carga perecível na América Latina, os Estados Unidos, Europa, Rússia e Ucrânia.

Partes dos seguintes países – Alemanha, Argentina, Australia, Brasil (várias arbitragens e mediações), Canadá, China, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, India, Japão, Malásia, Nicaragua, Noruega, Panamá, Reino Unido, Rússia, Suécia, e Venezuela.

ARBITRAGENS

Árbitro no painel do ICDR entre empresas multinacionais de Redes Virtuais Privadas.
Árbitro único da AAA numa disputa sobre transporte aéreo de carga em grande volume.
Árbitro no painel da AAA numa disputa entre locador e locatário sobre responsibilidade pela manutenção e reparo do avião.
Árbitro único da AAA numa disputa entre empresas de grande porte no setor de comércio eletrônico no atacado.
Árbitro unico do ICDR numa disputa entre empresas suecas e norte-americanas sobre a conversão de títulos de dívida (notas promissórias) em ações envolvendo empresas holandesas e suecas.

Árbitro único da AAA numa disputa entre empresas norte-americanas sobre o desempenho de software customizado para cliente no setor bancário.

Àrbitro único do ICDR numa disputa entre empresas canadenses e inglesas-norte-americanas sobre serviços de nuvem em TI.

Painelista numa arbitragem sob o Regulamentação do CPR envolvendo os setores de saúde e finanças numa disputa de USD $70+ milhões. Fomos contratados para avaliar através de simulação, a arbitragem atual em curso.

Árbitro único do ICDR numa disputa entre partes sulamericanas e norte-americanas no setor de equipamento médico.

Árbitro único da AAA numa arbitragem multimilionária entre duas empresas norte-americanas no setor aeroespacial.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $20 milhões entre uma empresa chinesa e uma norte-americana sobre concorrência desleal em marketing e distribuição de produtos de cuidados pessoais.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30+ milhões entre entidades do Caribe sobre centros de comunicações de dados por banda larga.

Árbito no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30 milhões entre duas empresas multinacionais norte-americanas no setor de terceirização de serviços de TI. 

Árbitro no Tribunal da CCBC-São Paulo numa disputa de R$ 14 milhões entre partes do Brasil e os Estados Unidos sobre uma Fusão e Aquisição no setor petroquímico (em português).

Árbitro no Tribunal da CCI numa disputa de USD $5 milhões entre duas empresas brasileiras no setor de importação-exportação de produtos de madeira.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa entre uma empresa norte-americana e uma mexicana no setor de telecomunicações.

Árbitro único da AAA numa de USD $3 milhões entre uma empresa inglesa e uma norte-americana no setor aeroespacial.

Presidente do Tribunal da AAA numa disputa de USD $39 milhões entre uma empresa norte-americana e uma chinesa no setor financeiro. 

Árbitro no Tribunal do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma parte brasileira e uma norte-americana/suiça no setor financeiro.

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa norte-americana e uma indiana sobre terceirização de serviços no setor de TI. 

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa panamenha e uma norte-americana no setor de compra e venda de aço. 

Advogado-Coordenador (Lead Counsel) na arbitragem da LCIA numa disputa multimilionária entre uma empresa noruegesa e uma brasileira sobre perfuração de petróleo offshore.  

Advogado na arbitragem do ICDR numa disputa multimilionária entre uma empresa norte-americana e uma federação de futebol centroamericana sobre direitos de transmissão das Eliminatórias do Copa do Mundo de 2010.

Árbitro no Tribunal da AAA na disputa de USD $2 milhões entre uma empresa canadense e uma norte-americana no setor de tecnología médica. 

Árbitro no Tribunal da AAA da disputa de USD $1 milhão entre uma empresa espanhola e uma norte-americana sobre importação e distribuição de traje.

MEDIAÇÕES

Mediador da AAA numa disputa comercial entre empresas compradores e vendedores de um avião sobre alegados defeitos do design, com a mediação conduzida por Zoom.

Mediador numa arbitragem USD $2,6 milhões da ICDR entre empresa brasileira e empresa centroamericana sobre distribuição de produtos (negociações continuando).

Mediador numa arbitragem USD $MM da ICDR entre empresas japonesas e norte-americanas sobre marketing e distribuição de produtos de saúde e higiene pessoal. 

Mediador de litígio de USD$3M oriundo do Tribunal de Justiça do Estado da Flórida entre empresas inglesas e russas no setor aeronáutico (com acordo).

Co-Mediador em várias disputas pessoais ad hoc entre partes brasileiras nas áreas de construção e relações familiares  (com acordos preservando todos os relacionamentos). 

Mediador do ICDR numa disputa de USD $3M entre uma empresa norte-americana e uma brasileira sobre uma Fusão e Aquisição no setor de petróleo e gás (com acordo).

Mediador da Corte Federal norte-americana em Miami numa disputa de USD $1.5M entre uma empresa argentina e uma empresa multinacional norte-americana sobre resseguros na garantia de execução de uma licitação pública (com acordo).

Mediador da CCI numa disputa multi-party de USD $3M entre uma empresa elétrica centroamericana e uma resseguradora suiça sobre perdas e danos aos geradores elétricos de grande porte (com acordo, mediação bilingüe em inglês e espanhol, com onze participantes de seis países).

Mediador do ICDR numa disputa de USD $1,5M entre um empresa da Costa Rica e uma empresa de viagens norte-americana sobre um avião fretado ao Copo do Mundo na África do Sul (com acordo). 

Mediador ad hoc numa disputa entre uma empresa marítima norte-americana e uma empresa agropecuária russa sobre transporte marítima de géneros alimentícios, demurrage, etc. (com acordo, documentos em russo e ucraniano). 

Advogado numa disputa no ICDR entre um executivo brasileiro e uma empresa de energía norte-americana sobre a remuneração do executivo para atingir metas de project finance (com acordo, a primeira mediação internacional conduzida por videoconferência). 

ALGUNS CLIENTES TRANSACIONAIS

Petróleo e gás - ARCO, BW Offshore, Estaleiro Atlântico Sul (contratos para navios de processamento de petróleo offshore)

Bioenergía - GA Expertise

TI/Communicações - Flextronics, IDT/telecom, Varian Medical Systems, Indústria de Filmes Brasileiras/IBF, Shotspotter Inc.

Entretenimento - HBO Latin America, Rovi Corporation

Agronegócios - Instituto de Fosfatos Biológicos (IFB)

Importação-Exportação - W3, Royce Trading

Fabricação - Sealaska

Experiência com transações na área de biocombustíveis, representando uma empresa brasileira que detém direitos de patente para um processo mais eficiente de conversão de cano de açúcar em biodiesel (2011 - 2012) em negociações para uso na Ásia; uma empresa europeia especializada em desenho, projeto e engenharia de unidades para processamento de óleo de palma em biodiesel, negociando um joint venture no Brasil (2011 - 2012) e a construção de uma fábrica (2014); e representando uma empresa alemã procurando fazendas de dendê no Brasil para conversão em biodiesel (2007).  

ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS

Diretor-Geral e Integrante,Tech List do Silicon Valley Arbitration & Mediation Center (www.SVAMC.org) Integrante, Lista de Árbitros e Mediadores com especialização em tecnología - apenas uns 50 no mundo. Integrante, Conselho de Administração do SVAMC. Chair, SVAMC Membership Committee e Fundador/Co-Coordenador, Grupo Latinoamericano/Caribenho.

International Task Force on Mixed Mode Dispute Resolution, organizado pelo Straus Institute for Dispute Resolution - Pepperdine University Law School - College of Commercial Arbitrators - International Mediation Institute.

CCI-Brasil e Comissão da CCI da Arbitragem e ADR 2015-16, a entidade que elabora regras da CCI e o think tank, gerador de idéias novas e publicações para melhorar e aprimorar a praxe de arbitragem mundialmente.  

Sociedade de Arbitragem Internacional em Miami (MIAS), o organizador do Congresso ICCA 2014 em Miami.  Co-Fundador da MIAS e integrante do Comitê Organizador do Congresso ICCA em Miami, 2014.

Fundador e ex Vice-Presidente do Comitê Internacional de Arbitragem e Litígio, (ILaw) Florida Bar (Ordem dos Advogados do estado da Flórida) 

International Mediation Institute (www.IMImediation.org). Primeiro Mediador certificado no Brasil pelo IMIDelegado convidado aos eventos da Assinatura da Convenção de Cingapura de Mediação, em Cingapura - agosto de 2019. Como integrante do Comitê de Avaliação de Programas de Certificação de Mediadores mundialmente, avaliei tais Programas na Croácia, India, Israel, Itália, Rússia e nos Estados Unidos; Fundador e ex-Coordenador, IMI - Brasil.

Comissão de Mediação, Câmara de Comércio Brasil - Canadá.  A Comissão estabelece a política, regras e padrões de mediação da CCBC. 

Rede de Arbitragem Internacional para Rússia/CIS (Londres); ex Conselho Empresarial Brasil – EEUU (anos 90)

Ex Presidente, Comitê de Arbitragem, Associação Interamericana de Advogados.

Ex Presidente, Comitê da ONU da American Bar Association, Section of International Law & Practice. O Comitê de 75 advogados montou uma proposta sobre mediação da ONU para resolução de conflitos públicos internacionais. A proposta foi apresentada ao Harvard Program on Negotiation e publicada na revista norte-americana de política externa, SAIS Review, Foreign Policy Institute, Johns Hopkins University - Paul Nitze School of Advanced International Studies, Washington, D.C.) e foi adotada recentemente pela ONU.

Com registro nas Ordens dos Advogados (bars) estaduais e federais de Massachusetts e Maine e na OAB-RJ como Consultor em Direito Estrangeiro (2013 - 16).


PUBLICAÇÕES e OBRAS RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

International Commercial Arbitration Practice: 21st Century Perspectives. Criador e Redator-Chefe do livro com 50+ chapters, Horacio Grigera-Naón, Co-Redator, Lexis-Nexis/Matthew Bender books, New York, 2010 - 2022 (2 volumes) com atualizações anuais.  Co-autor do capítulo 8 sobre "ICA in Latin America", e autor, chapter 53 sobre "Videoconferência para ICA".

"Potential of the Singapore Convention on Mediation for Art and Cultural Property Disputes, Journal of International Dispute Settlement (JIDS), Oxford University Press, December 2021, ver https://academic.oup.com/jids/article/12/4/669/6432060?guestAccessKey=9a3981fc-2ca8-407a-968b-a13a03942529

"The Singapore Convention: A New Avenue for Corporate Counsel", LAW.COM|Corporate Counsel, July 28, 2020, no site -

"Med-Arb, Arb-Med and Related Processes in Brazil and Beyond – Some Observations and Suggestions”, capítulo em Temas de Mediação e Arbitragem, vol. 4, pp. 327-357 (LexEditora S/A, São Paulo, julho de 2020).

"Videoconferencing in International Arbitration and Mediation Proceedings", https://SVAMC.org/articles  (maio de 2020).

"The Singapore Convention and its Benefits for Brazil", www.IMImediation.org   (fevereiro de 2020,  com versão em português publicada em dezembro de 2020 na Revista Brasileira de ADR, Rio de Janeiro).

Co-autor com Dra. Carla Araújo Demchuk e Dra. Profa. Nazareth Serpa da Tradução para português da Convenção de Cingapura sobre Mediação (agosto de 2019).

"Development of Business Mediation in Brazil" (co-author), chapter on Brazil for worldwide publication of the Academy of International Dispute Resolution and Professional Negotiation (Hong Kong), expected 2019.

"Corporate Culture and Business Mediation", Kluwer Mediation Blog online, September 4, 2018, http://mediationblog.kluwerarbitration.com/2018/09/04/corporate-culture-business-mediation/ 

"Key Changes to the Brazilian Arbitration Law: A Foreign Practitioner's Perspective", capítulo no livro Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos Empresariais, IOB/São Paulo, outubro de 2017).

"The Brazil Mediation Wave - Will it Rise?", Blog de Mediação da Kluwer, publicado 21 de outubro de 2016, ver http://kluwermediationblog.com/2016/10/21/the-brazilian-mediation-wave-will-it-rise/.

"Proposed UNCITRAL Convention on Mediated Settlements of International Commercial Disputes", preparado junto com a Presidente do IMI Deborah Masucci, publicado em setembro de 2016 no link do Comitê da IBA sobre Mediação, http://www.ibanet.org/LPD/Dispute_Resolution_Section/Mediation/Publications.aspx

"The New Brazil Mediation Law’s Impact on International Business Disputes", AAA Dispute Resolution Journal (dezembro de 2015).

"The Law, Exposed", uma tradução para inglês com breve comentário sobre a nova Lei de Mediação no Brasil, preparado junto com o advogado e mediador brasileiro Alexandre Simões como parte da Building a Mediation Structure in Brazil no seção sobre ADR internacional na revista do CPR Alternatives, Vol. 33, No. 11, dezembro de 2015, pp. 163 - 170.

"Arbitrating and Mediating Brazilian M & A Disputes", coluna da Beijing Arbitration Commission na seção "Disputes Digest" do China Business Law Journal, Beijing, setembro de 2015.

"Brazil: Changes Enacted to Arbitration Law" no site www.ChinaGoAbroad.com (para entidades chineses  interessados no mercado no estrangeiro), maio de 2015.  Artigo publicado em inglês e chinês.

"Multi-dimensional Mediation", capítulo no livro Contemporary Tendencies in Mediation, Humberto Dalla e Juliana Loss de Andrade, Co-Redatores, Editorial Dykinson, Madri, 2015.

Co-autor com Leandro Tripodi e Andrea Maia, "Arbitragem e Mediação de Controvérsias oriundas dos Contratos regidos pela CISG", publicado como Working Paper do II Congresso do CPR sobre Mediação Empresarial, Belo Horizonte, april de 2014; a versão em português foi publicada no boletim da Federação de Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), março de 2014.

"Brazil:  Proposed reforms to arbitration law ready for scrutiny", Global Arbitration Review (Londres), 07 de outubro de 2013 (versão online) 

"Brazil:  Reforms to Dispute Resolution", Latin Lawyer (Londres), 15 de outubro de 2013 (versão online).

 "Suggestions for Changes to Brazil's Arbitration Law", The Commercial, Shipping & Investment Arbitration Watch (Madri), no. 19, julho - setembro de 2013.

"Dueling Tribunals at the Jirau Dam", versão atualizada  publicada na revista IBA Arbitration News, setembro de 2013, e Vista Brazil, um boletim da firma Veirano, setembro de 2012.

"The Arbitrator as Mediator, and Mediator as Arbitrator",  Journal of International Arbitration (Haia), dezembro de 2011, com Anotação de Atualização publicada no Journal em abril de 2012.

Co-autor do capítulo sobre Brasil com Fernando Serec e Antonio Barbuto Neto da firma Tozzini Freire, no livro International Commercial Arbitration Practice & Procedure - Enforcement of Foreign Awards (Cobertura de mais de 75 Países), Universal Law Publishers (India), 2012.

"Dispute Resolution in Brazil" para o site de investidores chineses www.chinagoabroad.com   2011 - 2012.

"O Mito da Mediação e Expertise", co-autor com Nazareth Serpa) do capítulo do livro Direito da Construção: Estudos sobre as várias áreas do Direito aplicados ao mercado da Construção, Fernando Marcondes, Coordenador, Editora PINI, São Paulo, 2014; e Revista Brasileira de Direito de Construção, Instituto Brasileiro de Direito de Construção (IBDIC), São Paulo, vol. 1 (2012).

"Como Resolver disputas sobre nomes de domínio na internet", co-autor com Luiz Gustavo Meira Moser da OMPI/Genebra, Revista Brasileira de Arbitragem, vol. 33, p. 123 - 135 (janeiro - março de 2012).

"What's Brewing in the International Commercial Mediation Process: Differences from Domestic Mediation and Other Things Parties, Counsel and Mediators Should Know", AAA Dispute Resolution Journal, New York, February - April 2011.

“Multidimensional Mediation”, Alternatives to the High Cost of Litigation, CPR/New York, fevereiro de 2010. Para um sumário deste artigo sobre mediação internacional, ver o link: http://www.cpradr.org/tabid/45/articleType/ArticleView/articleId/547/Default.aspx

Comentários publicados nos artigos sobre arbitragem no Brasil, “A Closer Look at Arbitration in Brazil”,Global Arbitration Review (London), Vol. 4, Issue 6 (janeiro de 2010).

“The New York Convention and the Enforcement of Foreign Arbitral Awards in Brazil”, Mealey’s International Arbitration Report – Special Edition Commemorating the 50th Anniversary of the New York Convention” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, São Paulo), outubro de 2008.

Co-autor, “New Keys to Arbitration in Latin America”, Journal of International Arbitration (Haia), vol. 25, no. 1, fevereiro de 2008.

Comentários (“Expert Commentaries”) publicados por Lexis-Nexis online sobre vários aspectos de arbitragem internacional –

1. "Hall Street Associates v. Mattel" (on the U.S. Supreme Court's last word to decide whether contractual arbitration clauses or agreements calling for expanded judicial review of arbitration awards are enforceable or not – maio de 2008).

2. "Premium Nafta Products Limited" (on the decision by the United Kingdom’s highest court, the House of Lords, to widen the straits that had narrowed the role of arbitrators and independence of arbitration clauses – novembro de 2007).

3. "Société SNF – SAS v. Chambre de Commerce International" (French court decision on the question of which set of rules of
the arbitral institution are applicable when the arbitration clause is silent on the matter – novembro de 2007)

4. "Reasoned Awards/Preliminary Decisions in International Arbitration" (dezembro de 2007)

5. “Unclear Arbitration Clauses Leading to Unwanted Court Intervention” (janeiro de 2008)

6. “Borrowing” Institutional Rules for Ad Hoc Arbitrations” (fevereiro de 2009)

7. "Americatel El Salvador v. Cia. de Telecomunicaciones de El Salvador" (Problems with “dual system” arbitration clauses – maio de 2008)

8. "Arbitration in International Tax Treaties" (co-autor, fevereiro de 2008)

9. “Overview of Brazilian Arbitration Law Developments 2007 - 2008” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, abril de 2008)

10. “Availability of Foreign Arbitral Forums: A Tale of Two Countries with Opposite Views - Chile and Ukraine” (maio de 2008)

11. “Arbitration in Chains of Contracts – France and Switzerland” (maio de 2008)

12. “Consequences to Parties for Nonpayment of Arbitrators’ Fees and Costs: Rulings from Two Key Arbitral Jurisdictions – the U.S. and Sweden” (co-autor, junho de 2008)

“Videoconferencing for International Mediation and Arbitration”, na biblioteca online do Instituto Internacional de Mediação (Haia), ver http://imimediation.org/index.php?cID=264&cType=document e na REVISTA BRASILEIRA DE ARBITRAGEM, No. 11, 2006.

“Drafting Arbitration Clauses: How to Avoid Pitfalls and Mistakes”, Swiss-Italian Chamber of Commerce International Arbitration Seminar, Coral Gables, Flórida, 2005.

PALESTRAS RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

 Painelista nos seguintes webinars:

"Perícia Técnica em Arbitragens Internacionais nos Sistemas de Direito Civil x Direito Comúm" no Canal de Arbitragem, YouTube, fevereiro de 2023.

"A Convenção de Cingapura - Ferramenta que Augmenta a Segurança Jurídica no Comércio Internacional",  apresentação da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), 14 de novembro de 2022. Ver a repostagem na minha página do LinkedIn para detalhes.

"Mediation of Art Disputes at the Court of Arbitration for Art", Painelista come Bill Marsh e Christopher To, CAfA/Holanda, 06 de julho de 2021 (gravação disponível no site do CAfA, www.CAfA.world )

"Midnight Clauses: a Toolkit for Drafting Dispute Resolution Clauses for Technology and Other Contracts" - Moderador, com painelistas Alexandre DuSartel (General Counsel, SICPA/Geneva) and Teresa Garcia-Reyes (Senior Litigation Counsel, Baker Hughes/Houston), Silicon Valley Arbitration and Mediation Center - Debevoise Corporate Counsel Clinic series Programa no. 1, 25 de fevereiro de 2021.

- Resolução de conflitos internacionais - a Arbitragem ainda é o Rei?, presentação sobre a Convenção de Cingapura, V Conferência Anual do CARTAL, Jornal Indiano de Arbitragem Internacional (IJAL), 11 de outubro de 2020.

- "Med - Arb e Arb - Med no Brasil e no Exterior", webinar inaugural da Competição de Mediação Regional Sudeste (CAMARB), 08 de outubro de 2020. 

- "The Singapore Convention Compared with the NY Convention" and other Singapore Convention topics, ADR Centre RGNUL University - India webinar celebrating day of entry into effect of the Singapore Convention, September 12, 2020.

- "A Convenção de Cingapura e seus Benefícios para o Brasil" no webcast "O Futuro de Mediação", OAB-RS, 19 de agosto de 2020, ver https://www.youtube.com/watch?v=w107NN78q0Q 

- "Mediação Empresarial -Visões do Brasil, Portugal e os EUA" (USP-GLIP-CRC) webcast, 15 de julho de 2020, no canal USP-GLIP-CRC no canal YouTube da USP-GLIP-CRC, ver https://www.youtube.com/watch?v=4HNSsh1cwuq

- "The Singapore Convention and Brazil" (em inglês), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) webcast, 17 de junho 2020, no canal YouTube do CBMA, ver https://www.youtube.com/watch?v=iTp3CUYE7Vs&t=558s

Dica: Favor adiantar até 26 minutos, quando o webinar começa.  Depois se quiser ouvir minha apresentação sobre vários aspetos práticos da Convenção, favor adiantar até uma hora 25 minutos, por aí.

- "Video Mediation x Video Arbitration", GraysInn 4-5 (Londres) webcast, 28 de maio 2020 no canal YouTube do Silicon Valley Arbitration and Mediation Center, ver  https://www.youtube.com/channel/UCXcCaAmnp0-tqZf0Uuzxjqg?view_as=subscriber

- Co-organizador e Moderador: "Arbitrating Technology and Intellectual Property Cases: Latin American and European Approaches", sob patrocínio do SVAMC, FIU Law School, CCBC-Brazil, ICDR, Dutch Arbitration Association, e a firma de advocacia Orrick, Miami, novembro de 2019.

- Palestrante: a Convenção de Cingapura sobre Mediação Comercial Internacional, Mesa Redonda de Mediadores da AAA/ICDR, Miami, outubro de 2019.

- Colocações a respeito dos benefícios da Convenção de Cingapura para disputas envolvendo propriedade cultural, Conferência sobre Resolução de Disputas envolvendo Propriedade Cultural, Florence International Mediation Chamber (FIMC), Camera di Comercio, Florença, Itália, outubro de 2019.

- Comentarista no Painel sobre "Lessons from the Tech Giant Battles: New Trends in Resolving Technology Disputes in the PRC", Summit on Commercial Dispute Resolution in China" - Beijing Arbitration Commission - Silicon Valley Arbitration & Mediation Center - JAMS, San Francisco, junho de 2019.

- Palestrante sobre Centros de ADR Internacionais, II Congresso Internacional de Mediação da OAB-RS, Porto Alegre.  Coordenador do workshop dinâmico sobre Técnicas de Mediação Comercial, junho de 2018. 

- Painelista representando o Silicon Valley Arbitration & Mediation Center, sobre o tema "Utilização de Videoconferência em Arbitragem e Mediação Internacional", Conferência da CCI, PANARB 2018, Panama, janeiro de 2018.

- Painelista sobre Utilização de Videoconferências nos Procedimentos ADR, CIArb Dispute Appointment Service Convention, Londres, novembro de 2017.

- Co-coordenador do workshop dinâmico sobre Mediação e Negociação Comercial, da I Competição de Negociação e Mediação, Faculdade de Direito Antonio Meneghetti Law School, Recanto Maestre - RS, Brazil, junho de 2017.

- Painelista sobre Mediação no Brasil e nos Estados Unidos, da I Competição CPR sobre Mediação e Negociação Comercial, FIESP/São Paulo, maio de 2017.

Painelista sobre o tema "Como resolver disputas internacionais imobiliárias com eficaz", IX IBA Conference on Real Estate Investments - Rio de Janeiro, março de 2017 (em inglês).

Palestrante no painel sobre A Influência estrangeira no desenvolvimento de Mediação empresarial no Brasil, - Congresso CBAME, Belo Horizonte, março de 2017.

Palestrante na Faculdade de Direito Milton Campos e na OAB-MG sobre "Os Mecanismos de Mediação na Experiência de um Mediador Comercial Internacional" - Belo Horizonte - MG, agosto de 2016.

Painelista e palestrante na sede da UNCITRAL sobre o tema da Proposta Convenção da UNCITRAL regindo Acordos Mediados de Comércio Internacional, Viena, julho de 2016. 

Coordenador da Mesa Redonda sobre Mediação Multi-parte no Setor de Energía, 4o Congresso do CPR de Mediação Empresarial, Rio de Janeiro, 2016.

"Mediating Commercial Disputes between Global and Local Companies" (em inglês), New York State Bar Association Brazil Chapter (OAB-New York, filial do Brasil) (2015).

Debatedor, "Escolha de Câmaras, Árbitros e Mediadores nas questões da Administração Pública:  uma Perspectiva do Exterior", I Conferência Nacional de Arbitragem e Mediação na Administração Pública, Brasília (2015).

Palestrante na Faculdade de Direito, Universidade Tsinghua, Beijing, para candidatos LL.M. do Progama de Arbitragem Internacional.  "Experiência em Arbitragem no Ambiente Internacional:  Foco nos EEUU e América Latina/Brasil." (2015).

Painelista sobre Arbitration na América Latina, Hong Kong International Arbitration Centre (2015).

"A CISG e Arbitragem", Painelista na Conferência sobre a CISG e  Brasil", Curitiba (2015).

"Mediação no setor industrial" (Mediação em disputas relacionadas a construção e outros setores, e a necessidade/utilidade de um mediador especialista),
Painelista no II Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial, São Paulo (2015).

Ofereci sugestões sobre novas Regras de Arbitragem da Comissão de Arbitragem de Beijing (2014). 

Debatedor no painel com tema "O Novo PL de Arbitragem - Uma Perspectiva Internacional", Conferência sobre o Novo CPC, Informa Group, São Paulo, julho de 2014.

Debatedor no painel "Projetos de Construção e Infra-estrutura Internacionais: As últimas tendências sobre Gerenciamento de Conflitos" na Conferência do ICDR Gerenciamento de Conflitos Internacionais - Arbitragem e Mediação como Opções para Transações Globais,    São Paulo, novembro de 2013.

Palestrante da Abertura do Seminário:  "Combinação de Mediação com Arbitragem na resolução de conflitos comerciais",  III Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina, Joinville - SC, setembro de 2013.

Como Co-Coordenador do International Mediation Institute no Brasil, oferecemos sugestões na Audiência Pública da Comissão do Senado sobre o PL de Arbitragem e Mediação Extrajudicial, Brasília, agosto de 2013.  Ver o link no TV Senado - http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=276667&cod_video=274727

 “Tecnología e Mediação - Mediação internacional por Videoconferência”, Congresso de Mediação Empresarial do Instituto CPR no Brasil,   Rio de Janeiro, abril de 2013.

Debatedor, "ARB-MED e MED-ARB nos Conflitos Comerciais Internacionais", OAB-RJ, abril de 2012.

Moderador do Painel sobre “Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual na América Latina”, JURIS Conference on Legal Aspects of Risk Management in Latin America, Miami, outubro de 2008, com especialistas em PI no painel da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Palestrante, “The Latest Legal Developments Related to Arbitration in Brazil”, 6th Annual ICDR Arbitration Conference, Miami, april de 2008.

“A Experiência numa Arbitragem Internacional no Setor Petroleiro”, Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo, Rio de Janeiro, setembro de 2007.

“Considerações na Escolha do Árbitro na Arbitragem Internacional”, ARBITAC/AC Paraná, Curitiba, junho de 2006.

NACIONALIDADE e RESIDÊNCIA

Cidadania norte-americana, com dupla residência  no Brasil e nos EEUU

E

Currículo detalhado                  [Click for English]


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharel, Yale University 

Mestrado cum laude em Relações Internacionais com especialização em economia internacional e política européia, Paul Nitze School of Advanced International Studies (SAIS), Johns Hopkins University em Washington, D.C. e Bologna, Itália, com bolsa Fulbright

Estudei com juristas de renome Stephen Schwebel do Tribunal Internacional de Justiça e Federico Mancini do Tribunal de Justiça Europeu.

Juris Doctor em Direito pela University of Maine

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO e ARBITRAGEM

Competições de Negociação e Mediação

Como Assessor (Juiz e/ou Árbitro)

- Competição Global de Investimento Direto Estrangeiro (FDI), rodadas eliminatórias, Universidade de Miami Faculdade de Direito, novembro de 2019.

- Competição Regional Sudeste dos EEUU da American Bar Association de Advocacia em Mediação, Florida International University Law School, Miami, fevereiro de 2018.

- I Competição de Mediação Empresarial, Faculdade de Direito Antônio MeneghettI - RS (8 equipes - em português), junho de 2017

- I CPR International Business Negotiation & Mediation Competition, FIESP/São Paulo (12 equipes), maio de 2017

- II Competição Internacional de Negociação e Mediação Lex Infinitum, Goa - India (16 equipes).  Juiz da rodada final. Integrante da Comissão dos Casos,  janeiro de 2017

- II Competição IBA-VIAC de Mediação e Negociação Empresarial Internacional em Viena (32 equipes do mundo inteiro, inclusive tres de São Paulo), julho de 2016.

Como Professor e Treinador

Coordenador de workshops (oficinas dinâmicas) de Mediação em Porto Alegre e Recanto Mestre - RS, junho de 2018, e na Goa - India, janeiro de 2017.

Mentor de uns 18 advogados juniores e estudantes de direito do Brasil, Corea do Sul, Espanha, India, Itália, Paquistão, Rùssia e outros países (2017 - ).

Professor Adjunto, Florida International University College of Law, Miami, co-ministrando um workshop de 40 horas de Negociação e Mediação para estudantes de direito da Universidade de Victoria em Melbourne, Austrália, dezembro de 2017.

Co-treinador de 21 árbitros novos (16 horas) "Arbitration Fundamentals and Best Practices for New AAA Arbitrators", American Arbitration Association, Miami, dezembro de 2016.

Co-treinador do equipe da Faculdade de Direito Milton Campos - BH, I Competição Nacional de Mediação, Porto Alegre, julho - outubro de 2016.  A equipe ganhou a Competição.

Workshop sobre Métodos Avaliativos em Mediação, CBMA/Rio de Janeiro com Prof. Dwight Golann, 2016.

Integrante, Comissão Científica para avaliação de monografias, III e IV Congressos Brasileiros de Arbitragem e Mediação Empresarial, Belo Horizonte - MG, 2016 e 2017.

Professor convidado de Arbitragem Internacional como módulo do curso nível pós-graduação sobre Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, Nova University, Flórida, julho de 2014.

Professor Honorário ministrando curso intensivo em Negociação e Mediação de Conflitos para MBAs e advogados na MFUA - Moscou, universidade privada maior da Rússia, e um master class sobre Mediação, Universidade Federal de São Petersburgo, abril de 2011.

Presidente do painel de arbitragem internacional comercial na rodada semi-final da III Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, Rio de Janeiro, outubro de 2012, com 15 equipes brasileiras.

Árbitro e Presidente do tribunal na rodada semi-final de arbitragem internacional na Competição Internacional Comercial Willem Vis no Rio de Janeiro em 2013, em São Paulo, 2015 com equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba; e em Miami  2011, 2014, 2016, 2017 e 2018 com equipes da Finlândia, França, do México e dos Estados Unidos.

Professor convidado - “Juntando Mediação com Arbitragem (Med – Arb) para Resolver Conflitos Comerciais Internacionais:Perspectivas e Experiências Ocidentais x Chinesas”, curso pós-graduação de Arbitragem na América Latina, Faculdade de Direito, Universidade de Miami, Flórida, novembro de 2008.

Professor convidado para os módulos de Arbitragem no curso intensivo pós-graduação sobre ADRs para advogados e juízes, Faculdade de Direito, PUC-Minas, Belo Horizonte, 2001 e 2002.

Palestras sobre arbitragem no curso pós-graduação para juízes do Tribunal de Alçada, e no curso pós-graduação em Direito Processual na Faculdade de Direito, PUC-Minas.  

Apresentação sobre online dispute resolution para alunos do NPJ, PUC-Minas.     

Apresentação sobre arbitragem aos Procuradores, Estado de RJ                                                                                          
Professor convidado para Curso de treinamento sobre Arbitragem (em espanhol) para advogados e juízes da Guatemala, Nova Universidade, Ft. Lauderdale, Flórida, 1998.

Co-elaborador e Professor - Curso especial de treinamento sobre arbitragem internacional para a firma Baker & McKenzie, Monterrey, México, julho de 1996.

Professor - Treinamento sobre Mediação em inglês e espanhol para o Centro de Conciliação e Arbitragem da Câmara de Comércio de Quito, Equador, julho de 1996.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Advogado, Árbitro e Mediador, assessor às empresas estrangeiras chegando ao Brasil e empresas brasileiras no exterior, negociando contratos internacionais e resolvendo disputas comerciais através de negociação, mediação e arbitragem.  

Of Counsel, Veirano Advogados/Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.  Veirano é uma das firmas mais importantes no Brasil com clientela internacional e uma especialização em projetos de infra-estrutura e energia (2011 -  2013).  Preparei e redigi cláusulas compromissórias para negócios complexos, treinei os advogados transacionais da firma sobre a natureza e os benefícios de arbitragem e cláusulas compromissórias.   

Advogado, Árbitro e Mediador afiliado com Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados em Rio de Janeiro e São Paulo, Diaz Reus em Miami,  2004 - 2011.  Advogado em transações,  arbitragens e mediações internacionais.  Advogado principal na arbitragem da LCIA entre sócios brasileiros e noruegueses sobre perfuração de petróleo offshore

Diretor Jurídico e Relações Governamentais para América Latina     3Com/Palm (América Latina e Canadá), Oracle, e Digital Equipment (América Latina e Rússia) – Miami, Boston e Silicon Valley, 1988 – 2001.  Responsável pela negociação de contratos complexos de alto valor de vendas, serviços e licenciamento com canais e clientes do setor público e empresarial, fusões e aquisições (M & A), contencioso, e treinamento em compliance.

Assessor jurídico nos EEUU - Módulo S.A., empresa brasileira de segurança de redes de informática e telecomunicações - Flórida, 1996 – 1998.

Presidente do Centro Interamericana de Resolução de Conflitos Comerciais – Miami, o primeiro centro de ADR focado na América Latina e Caribe, 1996 – 1998.  

Assessor jurídico no Depto. Internacional do Banco de Boston - Boston, 1986 – 1987.

IDIOMAS: inglês, português, espanhol, russo, francês, italiano basico

REGISTROS DE ORDENS:  Estados de Massachusetts e Maine (com os tribunais estaduais e federais), EEUU;  Consultor em Direito Estrangeiro, OAB-RJ (2013-16),
 

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Contratos e transações internacionais - ver Lista de Clientes abaixo - Energia (petróleo e gás, biocombustíveis, etc.), propriedade intelectual (software, marcas, licenciamento de patentes, nomes de domínio, licenciamento de tecnología, informática e serviços de TI, comércio eletrônico (e-commerce), leasing, fusões e aquisições, compra e venda, projetos de fabricação, distribuição de produtos), utilizando minha experiência e perspectiva como ex-advogado das empresas multinacionais para coordenar atividades jurídicas para clientes estrangeiras com firmas de advocacia latinoamericanas.

Arbitragem - Primeira atuação como árbitro na arbitragem internacional da AAA em 1986 num conflito sobre distribuição de produtos entre empresas espanholas e norte-americanas, no painel com Willem Vis atuando como Presidente. 

Mediação -  Primeira atuaçaõ como mediador num conflito meio-ambiental multi-parte de U.S.$50+ milhões entre oito empresas multinacionais de petróleo e uma comunidade, chegando a um acordo.

COMO ADVOGADO DO CLIENTE BRASILEIRO, ORGANIZEI E PARTICIPEI DA PRIMEIRA MEDIAÇÃO INTERNACIONAL POR VIDEOCONFERÊNCIA NO MUNDO, NUMA DISPUTA DO ICDR/NEW YORK, CHEGANDO A UM ACORDO. 

Perspectiva única adquirida com experiência de todos os lados - como mediador, como advogado e parte em mediações.  Mediador de conflitos comerciais internacionais de grande porte, frequentemente acima de U.S.$ 1 milhão, às vezes mediações bilíngües em português-inglês ou espanhol-inglês, com alta porcentagem de acordos.

Como advogado da parte brasileira - sugeri e participei da primeira mediação internacional comercial conduzida por videoconferência entre partes brasileiras e norte-americanas no setor de energía. Redundou acordo.

Árbitro, Mediador e Advogado em conflitos comerciais frente aos seguintes centros internacionais -    

Câmara de Comércio Internacional (CCI)

International Centre for Dispute Resolution (ICDR)/American Arbitration Association (AAA)

London Court of International Arbitration (LCIA)

Centro Internacional Arbitral de Viena (VIAC)

Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI)

Delos/Paris

Court of Arbitration for Art (CAfA) do Instituto Holandês de Arte

Câmara Internacional de Mediação em Florença (FIMC)

Comissão de Arbitragem de Beijing (BIAC)

Hong Kong International Arbitration Centre (HKIAC - Painel de Árbitros e Painel Especializado de Árbitros para Disputas sobre Propriedade Intelectual)

Mainland China - Hong Kong Joint Mediation Center

Instituto Internacional de Resolução de Disputas e de Gerencia de Riscos (IDRRMI para os projetos da iniciativa chinesa "Belt & Road")

Centro Internacional de Mediação de Cingapura (SIMC)

India Mediation & Conciliation Network (MCN - India)

No Brasil:  Câmara de Comércio Brasil-Canadá/São Paulo (CAM-CCBC), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA/Rio de Janeiro), CAMARB (Belo Horizonte/São Paulo/Rio de Janeiro), Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE/São Paulo), Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CSD-ABPI), CAMFIEP (Curitiba), ARBITAC (Curitiba) e CAMEDIARB (Santa Catarina). 

Especialista em Disputas envolvendo Tecnología e Propriedade Intelectual 

  • TI: hardware, software, serviços na nuvem, terceirização (outsourcing), internet, telecomunicações, comunicações de dados, comércio eletrônico 
  • Aeroespacial   
  • Tecnología médica   
  • PI: licenciamento de tecnología e patentes, marcas, nomes de domínio
  • Integrante da Tech List exclusiva do Silicon Valley Arbitration & Mediation Center (www.SVAMC.org) of World's Leading Technology Neutrals - apenas 50+ Árbitros e Mediadores em todo o mundo (desde 2017 - 2020 ->); Membro, Conselho do SVAMC, Presidente do Comissão de Afiliação, Fundador e Co-Diretor do Grupo Latinoamericano do SVAMC
  • Painel de Árbitros experientes na área de Propriedade Intelectual, Centro Internacional de Arbitragem de Hong Kong (HKIAC) 
  • Painelista da OMPI/Genebra 


CONFLITOS INVESTIDOR x ESTADO  

Consultor ao estado-anfitrião sobre utilização de mediação para resolver disputas entre investidores e o estado (2017).   

Árbitro nas rodadas eliminatórias, Competição Global de Investimento Direto Estrangeiro (FDI), Universidade de Miami Faculdade de Direito (2019).

Conciliador no contrato Latinoamericano de longo prazo no setor de energía financiado pelo Banco Mundial (2014).

ARBITRAGENS e MEDIAÇÕES sob a LEI BRASILEIRA e/ou com PARTES BRASILEIRAS

Como Árbitro 

Importação e exportação de material de construção - CCI/Miami, entre duas empresas brasileiras, uma no Brasil e a outra nos Estados Unidos (CISG)

Petroquímico - fusão e aquisição - CCBC/São Paulo, entre partes brasileiras e norte-americanas, em português (lei brasileira e norte-americana)

Financeiro - banco de investimento - ICDR/Miami, entre partes brasileiras e multinacionais

Como Mediador

Agronegócio - compra e venda por atacado de plantações - ICDR/Miami, entre multinacional brasileira e grupo de fazendeiros-produtores centroamericanos

Petroleiro - fusão e aquisição no setor petroleiro - ICDR/Rio de Janeiro, entre empresas brasileiras e norte-americanas 

Como Advogado  

Advogado principal na arbitragem sobre perfuração de petróleo offshore - LCIA/New York & Miami, entre empresas norueguesas e brasileiras (Regras da UNCITRAL, lei brasileira com CPC)

Arbitragem - Mediação no setor de energia elétrica, nos âmbitos de remuneração dos executivos e project finance - ICDR/São Paulo/New York/Washington, entre cliente brasileira e empresa multinacional norte-americana

Arbitragens e mediações nos seguintes setores - Aeroespacial, agronegócios, petróleo e gás, energía elétrica, tecnología médica, mercados financeiros e investimentos, fusões e aquisições, joint ventures, seguros e resseguros, construção civil, vendas, marketing, representação comercial e distribuição de produtos (aço, madeiras, agropecuária, produtos de consumo e pessoais), telecommunicações, informática (TI), internet, propriedade intelectual, terceirização de serviços, acordos salariais de executivos, marítimo, e marketing esportivo.

Partes dos seguintes países – Alemanha, Argentina, Australia, Brasil (várias arbitragens e mediações), Canadá, China, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, India, Japão, Malásia, Nicaragua, Noruega, Panamá, Reino Unido, Rússia, Suécia, e Venezuela.

ARBITRAGENS

Árbitro único da AAA numa disputa entre empresas de grande porte no setor de comércio eletrônico no atacado.
Árbitro unico do ICDR numa disputa entre empresas suecas e norte-americanas sobre a conversão de títulos de dívida (notas promissórias) em ações envolvendo empresas holandesas e suecas.

Árbitro único da AAA numa disputa entre empresas norte-americanas sobre o desempenho de software customizado para cliente no setor bancário.

Àrbitro único do ICDR numa disputa entre empresas canadenses e inglesas-norte-americanas sobre serviços de nuvem em TI.

Painelista numa arbitragem sob o Regulamentação do CPR envolvendo os setores de saúde e finanças numa disputa de USD $70+ milhões. Fomos contratados para avaliar através de simulação, a arbitragem atual em curso.

Árbitro único do ICDR numa disputa entre partes sulamericanas e norte-americanas no setor de equipamento médico.

Árbitro único da AAA numa arbitragem multimilionária entre duas empresas norte-americanas no setor aeroespacial.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $20 milhões entre uma empresa chinesa e uma norte-americana sobre concorrência desleal em marketing e distribuição de produtos de cuidados pessoais.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30+ milhões entre entidades do Caribe sobre centros de comunicações de dados por banda larga.

Árbito no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30 milhões entre duas empresas multinacionais norte-americanas no setor de terceirização de serviços de TI. 

Árbitro no Tribunal da CCBC-São Paulo numa disputa de R$ 14 milhões entre partes do Brasil e os Estados Unidos sobre uma Fusão e Aquisição no setor petroquímico (em português).

Árbitro no Tribunal da CCI numa disputa de USD $5 milhões entre duas empresas brasileiras no setor de importação-exportação de produtos de madeira.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa entre uma empresa norte-americana e uma mexicana no setor de telecomunicações.

Árbitro único da AAA numa de USD $3 milhões entre uma empresa inglesa e uma norte-americana no setor aeroespacial.

Presidente do Tribunal da AAA numa disputa de USD $39 milhões entre uma empresa norte-americana e uma chinesa no setor financeiro. 

Árbitro no Tribunal do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma parte brasileira e uma norte-americana/suiça no setor financeiro.

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa norte-americana e uma indiana sobre terceirização de serviços no setor de TI. 

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa panamenha e uma norte-americana no setor de compra e venda de aço. 

Advogado-Coordenador (Lead Counsel) na arbitragem da LCIA numa disputa multimilionária entre uma empresa noruegesa e uma brasileira sobre perfuração de petróleo offshore.  

Advogado na arbitragem do ICDR numa disputa multimilionária entre uma empresa norte-americana e uma federação de futebol centroamericana sobre direitos de transmissão das Eliminatórias do Copa do Mundo de 2010.

Árbitro no Tribunal da AAA na disputa de USD $2 milhões entre uma empresa canadense e uma norte-americana no setor de tecnología médica. 

Árbitro no Tribunal da AAA da disputa de USD $1 milhão entre uma empresa espanhola e uma norte-americana sobre importação e distribuição de traje.

MEDIAÇÕES

Mediador numa arbitragem USD $2,6 milhões da ICDR entre empresa brasileira e empresa centroamericana sobre distribuição de produtos (negociações continuando).
Mediador numa arbitragem USD $MM da ICDR entre empresas japonesas e norte-americanas sobre marketing e distribuição de produtos de saúde e higiene pessoal. 

Mediador de litígio de USD$3M oriundo do Tribunal de Justiça do Estado da Flórida entre empresas inglesas e russas no setor aeronáutico (com acordo).

Co-Mediador em várias disputas pessoais ad hoc entre partes brasileiras nas áreas de construção e relações familiares  (com acordos preservando todos os relacionamentos). 

Mediador do ICDR numa disputa de USD $3M entre uma empresa norte-americana e uma brasileira sobre uma Fusão e Aquisição no setor de petróleo e gás (com acordo).

Mediador da Corte Federal norte-americana em Miami numa disputa de USD $1.5M entre uma empresa argentina e uma empresa multinacional norte-americana sobre resseguros na garantia de execução de uma licitação pública (com acordo).

Mediador da CCI numa disputa multi-party de USD $3M entre uma empresa elétrica centroamericana e uma resseguradora suiça sobre perdas e danos aos geradores elétricos de grande porte (com acordo, mediação bilingüe em inglês e espanhol, com onze participantes de seis países).

Mediador do ICDR numa disputa de USD $1,5M entre um empresa da Costa Rica e uma empresa de viagens norte-americana sobre um avião fretado ao Copo do Mundo na África do Sul (com acordo). 

Mediador ad hoc numa disputa entre uma empresa marítima norte-americana e uma empresa agropecuária russa sobre transporte marítima de géneros alimentícios (com acordo, documentos em russo e ucraniano). 

Advogado numa disputa no ICDR entre um executivo brasileiro e uma empresa de energía norte-americana sobre a remuneração do executivo para atingir metas de project finance (com acordo, a primeira mediação internacional conduzida por videoconferência). 

ALGUNS CLIENTES TRANSACIONAIS

Petróleo e gás - ARCO, BW Offshore, Estaleiro Atlântico Sul

Bioenergía - GA Expertise

TI/Communicações - Flextronics, IDT/telecom, Varian Medical Systems, Indústria de Filmes Brasileiras/IBF, Shotspotter Inc.

Entretenimento - HBO Latin America, Rovi Corporation

Agronegócios - Instituto de Fosfatos Biológicos (IFB)

Importação-Exportação - W3, Royce Trading

Fabricação - Sealaska

Experiência com transações na área de biocombustíveis, representando uma empresa brasileira que detém direitos de patente para um processo mais eficiente de conversão de cano de açúcar em biocombustível (2011 - 2012) em negociações para uso na Ásia; uma empresa europeia especializada em desenho, projeto e engenharia de unidades para processamento de óleo de palma, negociando um joint venture no Brasil (2011 - 2012) e a construção de uma fábrica (2014); e representando uma empresa alemã procurando fazendas de dendê no Brasil para conversão em biocombustível (2007).  

ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS

Tech List do Silicon Valley Arbitration & Mediation Center (www.SVAMC.org) Integrante, Lista de Árbitros e Mediadores com especialização em tecnología - apenas 50 no mundo. Chair, SVAMC Membership Committee e Fundador/Co-Coordenador, Grupo Latinoamericano/caribenho.

International Task Force on Mixed Mode Dispute Resolution, organizado pelo Straus Institute for Dispute Resolution - Pepperdine University Law School - College of Commercial Arbitrators - International Mediation Institute.

CCI-Brasil e Comissão da CCI da Arbitragem e ADR 2015-16, a entidade que elabora regras da CCI e o think tank, gerador de idéias novas e publicações para melhorar e aprimorar a praxe de arbitragem mundialmente.  

Sociedade de Arbitragem Internacional em Miami (MIAS), o organizador do Congresso ICCA 2014 em Miami.  Co-Fundador da MIAS e integrante do Comitê Organizador do Congresso ICCA em Miami, 2014.

Fundador e ex Vice-Presidente do Comitê Internacional de Arbitragem e Litígio, (ILaw) Florida Bar (Ordem dos Advogados do estado da Flórida) 

International Mediation Institute (www.IMImediation.org). Primeiro Mediador certificado no Brasil pelo IMIDelegado convidado aos eventos da Assinatura da Convenção de Cingapura de Mediação, em Cingapura - agosto de 2019. Como integrante do Comitê de Avaliação de Programas de Certificação de Mediadores mundialmente, avaliei tais Programas na Croácia, India, Israel, Itália, Rússia e nos Estados Unidos; Fundador e ex-Coordenador, IMI - Brasil.

Comissão de Mediação, Câmara de Comércio Brasil - Canadá.  A Comissão estabelece a política, regras e padrões de mediação da CCBC. 

Rede de Arbitragem Internacional para Rússia/CIS (Londres); ex Conselho Empresarial Brasil – EEUU (anos 90)

Ex Presidente, Comitê de Arbitragem, Associação Interamericana de Advogados.

Ex Presidente, Comitê da ONU da American Bar Association, Section of International Law & Practice. O Comitê de 75 advogados montou uma proposta sobre mediação da ONU para resolução de conflitos públicos internacionais. A proposta foi apresentada ao Harvard Program on Negotiation e publicada na revista norte-americana de política externa, SAIS Review, Foreign Policy Institute, Johns Hopkins University - Paul Nitze School of Advanced International Studies, Washington, D.C.) e foi adotada recentemente pela ONU.

Com registro nas Ordens dos Advogados (bars) estaduais e federais de Massachusetts e Maine e na OAB-RJ como Consultor em Direito Estrangeiro (2013 - 16).


PUBLICAÇÕES e OBRAS RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

"The Singapore Convention: A New Avenue for Corporate Counsel", LAW.COM|Corporate Counsel, July 28, 2020, at

"Med-Arb, Arb-Med and Related Processes in Brazil and Beyond – Some Observations and Suggestions”, capítulo em Temas de Mediação e Arbitragem, vol. 4, pp. 327-357 (LexEditora S/A, São Paulo, julho de 2020).

"Videoconferencing in International Arbitration and Mediation Proceedings", https://SVAMC.org/articles  (maio de 2020).

"The Singapore Convention and its Benefits for Brazil", www.IMImediation.org   (fevereiro de 2020).

Co-autor com Dra. Carla Araújo Demchuk e Dra. Profa. Nazareth Serpa da Tradução para português da Convenção de Cingapura sobre Mediação (agosto de 2019).

International Commercial Arbitration Practice: 21st Century Perspectives. Criador e Redator-Chefe do livro com 50+ chapters, Horacio Grigera-Naón, Co-Redator, Lexis-Nexis/Matthew Bender books, New York, 2010 - 2020 com autalizações anuais.  Co-autor do capítulo 8 sobre "ICA in Latin America", e autor, chapter 53 sobre "Videoconferência for ICA".

"Development of Business Mediation in Brazil" (co-author), chapter on Brazil for worldwide publication of the Academy of International Dispute Resolution and Professional Negotiation (Hong Kong), expected 2019.

"Corporate Culture and Business Mediation", Kluwer Mediation Blog online, September 4, 2018, http://mediationblog.kluwerarbitration.com/2018/09/04/corporate-culture-business-mediation/ 

"Key Changes to the Brazilian Arbitration Law: A Foreign Practitioner's Perspective", capítulo no livro Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos Empresariais, IOB/São Paulo, outubro de 2017).

"The Brazil Mediation Wave - Will it Rise?", Blog de Mediação da Kluwer, publicado 21 de outubro de 2016, ver http://kluwermediationblog.com/2016/10/21/the-brazilian-mediation-wave-will-it-rise/.

"Proposed UNCITRAL Convention on Mediated Settlements of International Commercial Disputes", preparado junto com a Presidente do IMI Deborah Masucci, publicado em setembro de 2016 no link do Comitê da IBA sobre Mediação, http://www.ibanet.org/LPD/Dispute_Resolution_Section/Mediation/Publications.aspx

"The New Brazil Mediation Law’s Impact on International Business Disputes", AAA Dispute Resolution Journal (dezembro de 2015).

"The Law, Exposed", uma tradução para inglês com breve comentário sobre a nova Lei de Mediação no Brasil, preparado junto com o advogado e mediador brasileiro Alexandre Simões como parte da Building a Mediation Structure in Brazil no seção sobre ADR internacional na revista do CPR Alternatives, Vol. 33, No. 11, dezembro de 2015, pp. 163 - 170.

"Arbitrating and Mediating Brazilian M & A Disputes", coluna da Beijing Arbitration Commission na seção "Disputes Digest" do China Business Law Journal, Beijing, setembro de 2015.

"Brazil: Changes Enacted to Arbitration Law" no site www.ChinaGoAbroad.com (para entidades chineses  interessados no mercado no estrangeiro), maio de 2015.  Artigo publicado em inglês e chinês.

"Multi-dimensional Mediation", capítulo no livro Contemporary Tendencies in Mediation, Humberto Dalla e Juliana Loss de Andrade, Co-Redatores, Editorial Dykinson, Madri, 2015.

Co-autor com Leandro Tripodi e Andrea Maia, "Arbitragem e Mediação de Controvérsias oriundas dos Contratos regidos pela CISG", publicado como Working Paper do II Congresso do CPR sobre Mediação Empresarial, Belo Horizonte, april de 2014; a versão em português foi publicada no boletim da Federação de Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), março de 2014.

"Brazil:  Proposed reforms to arbitration law ready for scrutiny", Global Arbitration Review (Londres), 07 de outubro de 2013 (versão online) 

"Brazil:  Reforms to Dispute Resolution", Latin Lawyer (Londres), 15 de outubro de 2013 (versão online).

 "Suggestions for Changes to Brazil's Arbitration Law", The Commercial, Shipping & Investment Arbitration Watch (Madri), no. 19, julho - setembro de 2013.

"Dueling Tribunals at the Jirau Dam", versão atualizada  publicada na revista IBA Arbitration News, setembro de 2013, e Vista Brazil, um boletim da firma Veirano, setembro de 2012.

"The Arbitrator as Mediator, and Mediator as Arbitrator",  Journal of International Arbitration (Haia), dezembro de 2011, com Anotação de Atualização publicada no Journal em abril de 2012.

Co-autor do capítulo sobre Brasil com Fernando Serec e Antonio Barbuto Neto da firma Tozzini Freire, no livro International Commercial Arbitration Practice & Procedure - Enforcement of Foreign Awards (Cobertura de mais de 75 Países), Universal Law Publishers (India), 2012.

"Dispute Resolution in Brazil" para o site de investidores chineses www.chinagoabroad.com   2011 - 2012.

"O Mito da Mediação e Expertise", co-autor com Nazareth Serpa) do capítulo do livro Direito da Construção: Estudos sobre as várias áreas do Direito aplicados ao mercado da Construção, Fernando Marcondes, Coordenador, Editora PINI, São Paulo, 2014; e Revista Brasileira de Direito de Construção, Instituto Brasileiro de Direito de Construção (IBDIC), São Paulo, vol. 1 (2012).

"Como Resolver disputas sobre nomes de domínio na internet", co-autor com Luiz Gustavo Meira Moser da OMPI/Genebra, Revista Brasileira de Arbitragem, vol. 33, p. 123 - 135 (janeiro - março de 2012).

"What's Brewing in the International Commercial Mediation Process: Differences from Domestic Mediation and Other Things Parties, Counsel and Mediators Should Know", AAA Dispute Resolution Journal, New York, February - April 2011.

“Multidimensional Mediation”, Alternatives to the High Cost of Litigation, CPR/New York, fevereiro de 2010. Para um sumário deste artigo sobre mediação internacional, ver o link: http://www.cpradr.org/tabid/45/articleType/ArticleView/articleId/547/Default.aspx

Comentários publicados nos artigos sobre arbitragem no Brasil, “A Closer Look at Arbitration in Brazil”,Global Arbitration Review (London), Vol. 4, Issue 6 (janeiro de 2010).

“The New York Convention and the Enforcement of Foreign Arbitral Awards in Brazil”, Mealey’s International Arbitration Report – Special Edition Commemorating the 50th Anniversary of the New York Convention” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, São Paulo), outubro de 2008.

Co-autor, “New Keys to Arbitration in Latin America”, Journal of International Arbitration (Haia), vol. 25, no. 1, fevereiro de 2008.

Comentários (“Expert Commentaries”) publicados por Lexis-Nexis online sobre vários aspectos de arbitragem internacional –

1. "Hall Street Associates v. Mattel" (on the U.S. Supreme Court's last word to decide whether contractual arbitration clauses or agreements calling for expanded judicial review of arbitration awards are enforceable or not – maio de 2008).

2. "Premium Nafta Products Limited" (on the decision by the United Kingdom’s highest court, the House of Lords, to widen the straits that had narrowed the role of arbitrators and independence of arbitration clauses – novembro de 2007).

3. "Société SNF – SAS v. Chambre de Commerce International" (French court decision on the question of which set of rules of
the arbitral institution are applicable when the arbitration clause is silent on the matter – novembro de 2007)

4. "Reasoned Awards/Preliminary Decisions in International Arbitration" (dezembro de 2007)

5. “Unclear Arbitration Clauses Leading to Unwanted Court Intervention” (janeiro de 2008)

6. “Borrowing” Institutional Rules for Ad Hoc Arbitrations” (fevereiro de 2009)

7. "Americatel El Salvador v. Cia. de Telecomunicaciones de El Salvador" (Problems with “dual system” arbitration clauses – maio de 2008)

8. "Arbitration in International Tax Treaties" (co-autor, fevereiro de 2008)

9. “Overview of Brazilian Arbitration Law Developments 2007 - 2008” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, abril de 2008)

10. “Availability of Foreign Arbitral Forums: A Tale of Two Countries with Opposite Views - Chile and Ukraine” (maio de 2008)

11. “Arbitration in Chains of Contracts – France and Switzerland” (maio de 2008)

12. “Consequences to Parties for Nonpayment of Arbitrators’ Fees and Costs: Rulings from Two Key Arbitral Jurisdictions – the U.S. and Sweden” (co-autor, junho de 2008)

“Videoconferencing for International Mediation and Arbitration”, na biblioteca online do Instituto Internacional de Mediação (Haia), ver http://imimediation.org/index.php?cID=264&cType=document e na REVISTA BRASILEIRA DE ARBITRAGEM, No. 11, 2006.

“Drafting Arbitration Clauses: How to Avoid Pitfalls and Mistakes”, Swiss-Italian Chamber of Commerce International Arbitration Seminar, Coral Gables, Flórida, 2005.

PALESTRAS RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

 Painelista nos seguintes webcasts:

- Creator and General Editor of book in its 11th year of publication, 50+ chapters, with Horacio Grigera-Naón, Co-Editor, Lexis-Nexis/Matthew Bender books, New York, 2010 - 2020 with annual update releases. Co-author, chapter 8 on ICA in Latin America and author, chapter 53 on Videoconferencing for ICA.

- "Mediação Empresarial -Visões do Brasil, Portugal e os EUA" (USP-GLIP-CRC) webcast, 15 de julho de 2020, no canal USP-GLIP-CRC no canal YouTube da USP-GLIP-CRC, ver https://www.youtube.com/watch?v=4HNSsh1cwuq

- "The Singapore Convention and Brazil" (em inglês), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) webcast, 17 de junho 2020, no canal YouTube do CBMA, ver https://www.youtube.com/watch?v=iTp3CUYE7Vs&t=558s

Dica: Favor adiantar até 26 minutos, quando o webinar começa.  Depois se quiser ouvir minha apresentação sobre vários aspetos práticos da Convenção, favor adiantar até uma hora 25 minutos, por aí.

- "Video Mediation x Video Arbitration", GraysInn 4-5 (Londres) webcast, 28 de maio 2020 no canal YouTube do Silicon Valley Arbitration and Mediation Center, ver  https://www.youtube.com/channel/UCXcCaAmnp0-tqZf0Uuzxjqg?view_as=subscriber

- Co-organizador e Moderador: "Arbitrating Technology and Intellectual Property Cases: Latin American and European Approaches", sob patrocínio do SVAMC, FIU Law School, CCBC-Brazil, ICDR, Dutch Arbitration Association, e a firma de advocacia Orrick, Miami, novembro de 2019.

- Palestrante: a Convenção de Cingapura sobre Mediação Comercial Internacional, Mesa Redonda de Mediadores da AAA/ICDR, Miami, outubro de 2019.

- Colocações a respeito dos benefícios da Convenção de Cingapura para disputas envolvendo propriedade cultural, Conferência sobre Resolução de Disputas envolvendo Propriedade Cultural, Florence International Mediation Chamber (FIMC), Camera di Comercio, Florença, Itália, outubro de 2019.

- Comentarista no Painel sobre "Lessons from the Tech Giant Battles: New Trends in Resolving Technology Disputes in the PRC", Summit on Commercial Dispute Resolution in China" - Beijing Arbitration Commission - Silicon Valley Arbitration & Mediation Center - JAMS, San Francisco, junho de 2019.

- Palestrante sobre Centros de ADR Internacionais, II Congresso Internacional de Mediação da OAB-RS, Porto Alegre.  Coordenador do workshop dinâmico sobre Técnicas de Mediação Comercial, junho de 2018. 

- Painelista representando o Silicon Valley Arbitration & Mediation Center, sobre o tema "Utilização de Videoconferência em Arbitragem e Mediação Internacional", Conferência da CCI, PANARB 2018, Panama, janeiro de 2018.

- Painelista sobre Utilização de Videoconferências nos Procedimentos ADR, CIArb Dispute Appointment Service Convention, Londres, novembro de 2017.

- Co-coordenador do workshop dinâmico sobre Mediação e Negociação Comercial, da I Competição de Negociação e Mediação, Faculdade de Direito Antonio Meneghetti Law School, Recanto Maestre - RS, Brazil, junho de 2017.

- Painelista sobre Mediação no Brasil e nos Estados Unidos, da I Competição CPR sobre Mediação e Negociação Comercial, FIESP/São Paulo, maio de 2017.

Painelista sobre o tema "Como resolver disputas internacionais imobiliárias com eficaz", IX IBA Conference on Real Estate Investments - Rio de Janeiro, março de 2017 (em inglês).

Palestrante no painel sobre A Influência estrangeira no desenvolvimento de Mediação empresarial no Brasil, - Congresso CBAME, Belo Horizonte, março de 2017.

Palestrante na Faculdade de Direito Milton Campos e na OAB-MG sobre "Os Mecanismos de Mediação na Experiência de um Mediador Comercial Internacional" - Belo Horizonte - MG, agosto de 2016.

Painelista e palestrante na sede da UNCITRAL sobre o tema da Proposta Convenção da UNCITRAL regindo Acordos Mediados de Comércio Internacional, Viena, julho de 2016. 

Coordenador da Mesa Redonda sobre Mediação Multi-parte no Setor de Energía, 4o Congresso do CPR de Mediação Empresarial, Rio de Janeiro, 2016.

"Mediating Commercial Disputes between Global and Local Companies" (em inglês), New York State Bar Association Brazil Chapter (OAB-New York, filial do Brasil) (2015).

Debatedor, "Escolha de Câmaras, Árbitros e Mediadores nas questões da Administração Pública:  uma Perspectiva do Exterior", I Conferência Nacional de Arbitragem e Mediação na Administração Pública, Brasília (2015).

Palestrante na Faculdade de Direito, Universidade Tsinghua, Beijing, para candidatos LL.M. do Progama de Arbitragem Internacional.  "Experiência em Arbitragem no Ambiente Internacional:  Foco nos EEUU e América Latina/Brasil." (2015).

Painelista sobre Arbitration na América Latina, Hong Kong International Arbitration Centre (2015).

"A CISG e Arbitragem", Painelista na Conferência sobre a CISG e  Brasil", Curitiba (2015).

"Mediação no setor industrial" (Mediação em disputas relacionadas a construção e outros setores, e a necessidade/utilidade de um mediador especialista),
Painelista no II Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial, São Paulo (2015).

Ofereci sugestões sobre novas Regras de Arbitragem da Comissão de Arbitragem de Beijing (2014). 

Debatedor no painel com tema "O Novo PL de Arbitragem - Uma Perspectiva Internacional", Conferência sobre o Novo CPC, Informa Group, São Paulo, julho de 2014.

Debatedor no painel "Projetos de Construção e Infra-estrutura Internacionais: As últimas tendências sobre Gerenciamento de Conflitos" na Conferência do ICDR Gerenciamento de Conflitos Internacionais - Arbitragem e Mediação como Opções para Transações Globais,    São Paulo, novembro de 2013.

Palestrante da Abertura do Seminário:  "Combinação de Mediação com Arbitragem na resolução de conflitos comerciais",  III Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina, Joinville - SC, setembro de 2013.

Como Co-Coordenador do International Mediation Institute no Brasil, oferecemos sugestões na Audiência Pública da Comissão do Senado sobre o PL de Arbitragem e Mediação Extrajudicial, Brasília, agosto de 2013.  Ver o link no TV Senado - http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=276667&cod_video=274727

 “Tecnología e Mediação - Mediação internacional por Videoconferência”, Congresso de Mediação Empresarial do Instituto CPR no Brasil,   Rio de Janeiro, abril de 2013.

Debatedor, "ARB-MED e MED-ARB nos Conflitos Comerciais Internacionais", OAB-RJ, abril de 2012.

Moderador do Painel sobre “Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual na América Latina”, JURIS Conference on Legal Aspects of Risk Management in Latin America, Miami, outubro de 2008, com especialistas em PI no painel da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Palestrante, “The Latest Legal Developments Related to Arbitration in Brazil”, 6th Annual ICDR Arbitration Conference, Miami, april de 2008.

“A Experiência numa Arbitragem Internacional no Setor Petroleiro”, Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo, Rio de Janeiro, setembro de 2007.

“Considerações na Escolha do Árbitro na Arbitragem Internacional”, ARBITAC/AC Paraná, Curitiba, junho de 2006.

NACIONALIDADE e RESIDÊNCIA

Cidadania norte-americana, com dupla residência  no Brasil e nos EEUU