Paul Eric Mason

Página Home
Currículo em inglês
Arbitragens e Mediações
Artigos sobre Arbitragem e Mediação

 

Curriculum Vitae                      [Click for English]


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharel, Yale University.

Mestrado cum laude em Relações Internacionais com especialização em economia internacional e política européia e russa, Paul Nitze School of Advanced International Studies (SAIS), Johns Hopkins University em Washington, D.C. e Bologna, Itália.  Estudei com juristas de renome Stephen Schwebel do Tribunal Internacional de Justiça e Federico Mancini do Tribunal de Justiça Europeu.

Juris Doctor em Direito pela University of Maine

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA, MENTORING, MINISTRANDO TREINAMENTO EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO e ARBITRAGEM

Competições de Negociação e Mediação

Como Mediador:

Competição Regional Sudeste dos EEUU da American Bar Association de Advocacia em Mediação, Florida International University Law School, Miami, fevereiro de 2018.

Como Assessor (Juiz):

- junho de 2017:  I Competição de Mediação Empresarial, Faculdade de Direito Antônio Meneghetti,  Recanto Maestro - RS (8 equipes - em português)

- maio de 2017: I CPR International Business Negotiation & Mediation Competition, FIESP/São Paulo (12 equipes, em inglês)

- janeiro de 2017: II Competição Internacional de Negociação e Mediação Lex Infinitum, Goa - India (16 equipes, em inglês).  Como integrante da Comissão da Criação e Redação das Mediações Simuladas, contribui um caso-modelo a ser negociado e mediado na área de empresas familiares.

- julho de 2016: II Competição IBA-VIAC de Mediação e Negociação Empresarial Internacional em Viena (32 equipes do mundo inteiro, inclusive tres de São Paulo, em inglês). Convidado para 2017.

Como Treinador:

Coordenador de workshops (oficinas dinâmicas) de Mediação em Porto Alegre e Recanto Mestre - RS, junho de 2018 e 2017, e na Goa - India, janeiro de 2017.

Mentor de uns 14 advogados juniores e estudantes de direito do Brasil, Corea do Sul, Espanha, India, Itália, Paquistão e outros países (2017 - 2018).

Professor Adjunto, Florida International University College of Law, Miami, co-ministrando com Profa. Nazareth Serpa um workshop de 40 horas de Negociação e Mediação para estudantes de direito da Universidade de Victoria em Melbourne, Austrália, dezembro de 2017.

Co-treinador de 21 árbitros novos (16 horas) "Arbitration Fundamentals and Best Practices for New AAA Arbitrators", American Arbitration Association, Miami, dezembro de 2016.

Co-treinador do equipe da Faculdade de Direito Milton Campos - BH, I Competição Nacional de Mediação, Porto Alegre, julho - outubro de 2016.  O equipe ganhou a Competição.

Planejei e ministrei o Workshop sobre Avaliação em Mediação no CBMA/Rio de Janeiro com Prof. Dwight Golann, Faculdade de Direito, Suffolk University, 2016.

Integrante, Comissão Científica para availiação de monografias, III e IV Congressos Brasileiros de Arbitragem e Mediação Empresarial, Belo Horizonte - MG, 2016 e 2017.

Professor convidado de Arbitragem Internacional como parte do curso nível pós-graduação sobre Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, Nova University, Flórida, julho de 2014.

Professor do curso intensivo em Negociação e Mediação de Conflitos para MBAs e advogados na MFUA, universidade privada maior da Rússia, Moscou, e Universidade Federal de São Petersburgo, abril de 2011.  Professor Honorário da MFUA.

Presidente do painel de arbitragem internacional comercial na rodada semi-final da III Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, Rio de Janeiro, outubro de 2012, com 15 equipes de faculdades de direito brasileiras (em português).

Árbitro e Presidente do tribunal na rodada semi-final de arbitragem internacional na Competição Internacional Comercial Willem Vis no Rio de Janeiro em 2013, em São Paulo, 2015 com equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba; e em Miami  2011, 2014, 2016, 2017 e 2018 com equipes da Finlândia, França, do México e dos Estados Unidos.

Professor convidado - “Juntando Mediação com Arbitragem (Med – Arb) para Resolver Conflitos Comerciais Internacionais:Perspectivas e Experiências Occidentais x Chinesas”, curso pós-graduação de Arbitragem na América Latina, Facudade de Direito, Universidade de Miami, Flórida, novembro de 2008.

Professor convidado para os módulos de Arbitragem no curso intensivo pós-graduação sobre ADRs para advogados e juizes (em português), Faculdade de Direito, PUC-Minas, Belo Horizonte, 2001 e 2002.

Professor convidado para Curso de treinamento sobre Arbitragem (em espanhol) para advogados e juizes da Guatemala, Nova Universidade, Ft. Lauderdale, Flórida, 1998.

Co-elaborador e Professor - Curso especial de treinamento sobre arbitragem internacional para a firma Baker & McKenzie, Monterrey, México, julho de 1996.

Professor - Treinamento sobre Mediação em inglês e espanhol para o Centro de Conciliação e Arbitragem da Câmara de Comércio de Quito, Equador, julho de 1996.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Advogado, Árbitro e Mediador, assessor às empresas estrangeiras chegando ao Brasil e empresas brasileiras no exterior, negociando contratos internacionais e resolvendo disputas comerciais através de negociação, mediação e arbitragem.  

Of Counsel, Veirano Advogados/Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.  Veirano é uma das firmas mais importantes no Brasil com clientela internacional e uma especialização em projetos de infra-estrutura e energia (2011 -  2013).  Preparei e redigi cláusulas compromissórias para negócios complexos, treinei os advogados transactionais da firma sobre a natureza e os benefícios de arbitragem e cláusulas compromissórias.   

Advogado, Árbitro e Mediador afiliado com Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados em Rio de Janeiro e São Paulo, Diaz Reus em Miami,  2004 - 2011.

Diretor Jurídico da Empresa para América Latina - 3Com/Palm (América Latina e Canadá), Oracle, e Digital Equipment (América Latina e Rússia) Corporation – Miami, Boston e California, 1988 – 2001.

Assessor jurídico nos EEUU - Módulo S.A., empresa brasileira de segurança de redes de informática e telecomunicações - Flórida, 1996 – 1998.

Presidente do Centro Interamericana de Resolução de Conflitos Comerciais – Miami, 1996 – 1998.

Assessor jurídico no Depto. Internacional do Banco de Boston - Boston, 1986 – 1987.

IDIOMAS: inglês, português, espanhol, francês, russo

REGISTROS DE ORDENS:  Estados de Massachusetts e Maine (com os tribunais estaduais e federais), EEUU;  Consultor em Direito Estrangeiro, OAB-RJ (2013 - 16),

ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO:

Contratos e transações internacionais - ver Lista de Clientes abaixo - Energia (petróleo e gás, biocombustíveis, etc.), propriedade intelectual (software, marcas, liceniamento de patentes, nomes de domínio, licenciamento de tecnología), informática e serviços de TI, leasing, fusões e aquisições, compra e venda, projetos de fabricação, distribuição de produtos, etc.), utilizando minha experiência e perspectiva como ex-advogado das empresas multinacionais para coordenar atividades jurídicas para clientes estrangeiras com firmas de advocacia latinoamericanas.

Arbitragem - Primeira atuação como árbitro na arbitragem internacional da AAA em 1986 num conflito sobre distribuição de produtos entre empresas espanholas e norte-americanas, no painel com Willem Vis atuando como Presidente. 

Mediação -  Primeira atuaçaõ como mediador em 1983, num conflito multi-party de U.S.$50+ milhões sobre responsibilidade pela poluição das águas subterrâneas entre oito empresas multinacionais de petróleo e uma comunidade, chegando a um acordo.

Mediador de conflitos comerciais internacionais de grande porte, frequentemente acima de U.S.$ 1 milhão, as vezes mediações bilíngües em português-inglês ou espanhol-inglês, com alta porcentagem de acordos.

Como advogado da parte brasileira, sugeri e participei da primeira mediação internacional comercial através da videoconferência, entre partes brasileiras e norte-americanas.

Árbitro, Mediador e Advogado em conflitos comerciais  frente à Câmara de Comércio Internacional (CCI), International Centre for Dispute Resolution (ICDR)/American Arbitration Association, London Court of International Arbitration (LCIA), Centro Internacional Arbitral de Viena (VIAC),Câmara Internacional de Mediação em Florença (FIMC), International Institute for Conflict Prevention and Resolution (CPR/New York), Comissão de Arbitagem de Beijing (BAC), Hong Kong International Arbitration Centre (HKIAC) Painel de Árbitros e Painel Especializado de Árbitros para Disputas sobre Propriedade Intelectual, Mainland (China) - Hong Kong Joint Mediation Center, Instituto Internacional de Resolução de Disputas e de Gerencia de Riscos (IDRRMI para os projetos da Iniciativa chinesa "Cinto e Estrada"), Centro Internacional de Mediação de Cingapura (SIMC), India Mediation & Conciliation Network (MCN - India), Organização Mundial de Propriedade Intelectual - (OMPI/Genebra),

No Brasil:  Câmara de Comércio Brasil-Canadá/São Paulo (CAM-CCBC), Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA/Rio de Janeiro), CAMARB (Belo Horizonte/São Paulo/Rio de Janeiro), Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE/São Paulo), OMPI - INPI Centro para Conflitos sobre Propriedade Intelectual (CEDPI), Centro de Solução de Disputas em Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CSD/ABPI), CAMFIEP (Curitiba), ARBITAC (Curitiba) e CAMEDIARB (Santa Catarina). 

Disputas envolvendo tecnología - Integrante da Lista exclusiva do Silicon Valley Arbitration & Mediation Center (SVAMC) of World's Leading Technology Neutrals - 45 Árbitros e Mediadores em todo o mundo (março de 2017); Painel de Árbitros experientes na área de Propriedade Intelectual, Centro Internacional de Arbitragem de Hong Kong (HKIAC); Painelista da OMPI/Genebra.  Áreas de Especializaçao - Tecnología de Informática, Propriedade Intelectual, telecomunicações, tecnología médica, aeroespacial.  Integrante do Painel de especialistas em Resolução de Disputas envolvendo Tecnología do CPR/New York (2017).


INVESTIDOR x ESTADO - RESOLUÇÃO DE CONFLITOS - Convidado pelo estado-anfitrião para consultar sobre as características e possível utilização de mediação para resolver disputas entre investidores e o estado (2017).   

Convidado a atuar como Conciliador no contrato Latinoamericano de longo prazo no setor de energía financiado pelo Banco Mundial (2014).

Conduzi várias arbitragens e mediações sob a lei brasileira e com partes brasileiras -

Como Árbitro, Importação e exportação de material de construção - CCI/Miami (entre duas empresas brasileiras); Fusão e aquisição no setor petroleiro - Câmara de Comércio Brasil-Canadá/São Paulo (em português, entre partes brasileiras e norte-americanas); Setor financeiro-banco de investimento - ICDR/Miami (entre partes brasileiras e suiças).

- Como Mediador, Fusão e aquisição no setor petroquímico - ICDR, no Rio de Janeiro (entre empresas brasileiras e norte-americanas).  Distribuição de produtos agricolas - ICDR, em Miami (entre empresas brasileiras e centroamericanas).

- Como Advogado principal, Perfuração de petróleo offshore - LCIA/New York (entre empresas escandidnavas e brasileiras); Advogado, setor de project finance - ICDR/São Paulo (entre parte brasileira e empresa multinacional norte-americana).

Arbitragens e mediações nos seguintes setores - Aeroespacial, agronegócios, petróleo e gás, energía elétrica, tecnología médica, mercados financeiros e investimentos, fusões e aquisições, joint ventures, seguros e reseguros, construção civil, vendas, marketing, representação comercial e distribuição de produtos (aço, madeiras, agropecuária, produtos de consumo e pessoais), telecommunicações, informática, internet, propriedade intelectual, terceirização de serviços, acordos salariais de executivos, marítimo, e marketing esportivo.

Partes dos seguintes países – Alemanha, Argentina, Australia, Brasil (várias arbitragens e mediações), Canadá, China, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, India, Japão, Malásia, Nicaragua, Noruega, Panamá, Reino Unido, Rússia, Suécia, e Venezuela.

ARBITRAGENS

Árbitro único da ICDR numa disputa entre empresas suecas e norte-americanas sobre a conversão de títulos de dívida (notas promissórias) em ações envolvendo empresas holandesas e suecas.

Árbitro único da AAA numa disputa entre empresas norte-americanas sobre o desempenho de software customizado para cliente no setor bancário.

Àrbitro único do ICDR numa disputa entre empresas canadenses e inglesas-norte-americanas sobre serviços de nuvem em TI.

Painelista numa arbitragem sob o Regulamentação do CPR envolvendo os setores de saúde e finanças numa disputa de USD $70+ milhões. Fomos contratados para avaliar através de simulação, a arbitragem atual em curso.

Árbitro único do ICDR numa disputa entre partes sulamericanas e norte-americanas no setor de equipamento médico.

Árbitro único da AAA numa arbitragem multimilionária entre duas empresas norte-americanas no setor aeroespacial.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $20 milhões entre uma empresa chinesa e uma norte-americana sobre concorrência deslead em marketing e distribuição de produtos de cuidados pessoais.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30+ milhões entre entidades do Caribe sobre centros de comunicações de dados por banda larga.

Árbito no Tribunal da AAA numa disputa de USD $30 milhões entre duas empresas multinacionais norte-americanas no setor de terceirização de serviços de TI. 

Árbitro no Tribunal da CCBC-São Paulo numa disputa de R$ 14 milhões entre partes do Brasil e os Estados Unidos sobre uma Fusão e Aquisição no setor petroquímico (em português).

Árbitro no Tribunal da CCI numa disputa de USD $5 milhões entre duas empresas brasileiras no setor de importação-exportação de produtos de madeira.

Árbitro no Tribunal da AAA numa disputa entre uma empresa norte-americana e uma mexicana no setor de telecomunicações.

Árbitro único da AAA numa de USD $3 milhões entre uma empresa inglesa e uma norte-americana no setor aeroespacial.

Presidente do Tribunal da AAA numa disputa de USD $39 milhões entre uma empresa norte-americana e uma chinesa no setor financeiro. 

Árbitro no Tribunal do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma parte brasileira e uma norte-americana/suiça no setor financeiro.

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa norte-americana e uma indiana sobre tereirização de serviços no setor de TI. 

Árbitro único do ICDR numa disputa de USD $1 milhão entre uma empresa panamenha e uma norte-americana no setor de compra e venda de aço. 

Advogado-Coordenador (Lead Counsel) na arbitragem da LCIA numa disputa multimilionária entre uma empresa noruegesa e uma brasileira sobre perfuração de petróleo offshore.  

Advogado na arbitragem do ICDR numa disputa multimilionária entre uma empresa norte-americana e uma federação de futebol centroamericana sobre direitos de transmissão das Eliminatórias do Copa do Mundo de 2010.

Árbitro no Tribunal da AAA na disputa de USD $2 milhões entre uma empresa canadense e uma norte-americana no setor de tecnología médica. 

Árbitro no Tribunal da AAA da disputa de USD $1 milhão entre uma empresa espanhola e uma norte-americana sobre importação e distribuiçaõ de traje.

MEDIAÇÕES

Mediador numa arbitragem USD $2,6 milhões da ICDR entre empresa brasileira e empresa centroamericana sobre distribuição de produtos.
Mediador numa arbitragem USD $MM da ICDR entre empresas japonesas e norte-americanas sobre marketing e distribuição de produtos de saúde e higiene pessoal. 

Mediador de litígio de USD$3M oriunda do Tribunal de Justiça do Estado da Flórida entre empresas inglesas e russas no setor aeronáutico (com acordo).

Co-Mediador em várias disputas pessoais ad hoc entre partes brasileiras nas áreas de construção e relações familiares  (com acordos preservando todos os relacionamentos). 

Mediador do ICDR numa disputa de USD $3M entre uma empresa norte-americana e uma brasileira sobre uma Fusão e Aquisição no setor de petróleo e gás (com acordo).

Mediador da Corte Federal norte-americana em Miami numa disputa de USD $1.5M entre uma empresa argentina e uma empresa multinacional norte-americana sobre resseguros na garantia de execução de uma licitação pública (com acordo).

Mediador da CCI numa disputa multi-party de USD $3M entre uma empresa elétrica centroamericana e uma resseguradora suiça sobre perdos e danos aos geradores elétricos de grande porte (com acordo, mediação bilingüe em inglês e espanhol, com onze participantes de seis países).

Mediador do ICDR numa disputa de USD $1,5M entre um empresa da Costa Rica e uma empresa de viagens norte-americana sobre um avião fretado ao Copo do Mundo na África do Sul (com acordo). 

Mediador ad hoc numa disputa entre uma empresa marítima norte-americana e uma empresa agropecuária russa sobre transporte marítima de géneros alimentícios (com acordo, documentos em russo e ucraniano). 

Advogado numa disputa no ICDR de USD $200 mil entre um executivo brasileiro e uma empresa de energía norte-americana sobre a remuneração do executivo para atingir metas de project finance (com acordo, a primeira mediação internacional conduzida por videoconferência). 

ALGUNS CLIENTES TRANSACIONAIS

Petróleo e gás - ARCO, BW Offshore, Estaleiro Atlântico Sul

Bioenergía - GA Expertise

TI/Communicações - Flextronics, IDT/telecom, Varian Medical Systems, Industria de Filmes Brasileiras/IBF, Shotspotter Inc.

Entretenimento - HBO Latin America, Rovi Corporation

Agrinegócios - Instituto de Fosfatos Biológicos (IFB)

Importação-Exportação - W3, Royce Trading

Fabricação - Sealaska

Experiência com transações na área de biocombustíveis, representando uma empresa brasileira que detém direitos de patente para um processo mais eficiente de conversão de cano de açucar em biocombustível (2011 - 2012) em negocições para uso na Ásia; uma empresa européia especializada em desenho, projeto e engenharia de unidades para processamento de óleo de palma, negociando um joint venture no Brasil (2011 - 2012) e a construção de uma fábrica (2014); e representando uma empresa alemã procurando fazendas de dendê no Brasil para conversão em biocombustível (2007).  

ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS

Integrante, Lista de Árbitros e Mediadores com especialização em tecnología ("Tech List" de apenas 48 árbitros no mundo) e Co-Coordenador, América Latina/Caribe, Silicon Valley Arbitration & Mediation Center, www.svamc.org

Integrante, International Task Force on Mixed Mode Dispute Resolution, organizado pelo Straus Institute for Dispute Resolution - Pepperdine University Law School - College of Commercial Arbitrators - International Mediation Institute.

Integrante, Comissão da CCI da Arbitragem e ADR 2016, a entidade que elabora regras da CCI e o think tank, gerador de idéias novas e publicações para melhorar e aprimorar a praxe de arbitragem mundialmente.  

Integrante, CCI - Brasil 2015-16, a entidade nacional da CCI.

Papel importante na criação da Sociedade de Arbitragem Internacional em Miami (MIAS), o organizador do Congresso ICCA 2014 em Miami.  Membro, Comitê Organizador do Congresso ICCA em Miami, 2014.

Membro Fundador e ex Vice-Presidente do Comitê Internacional de Arbitragem e Litígio, Bar (Ordem dos Advogados) do estado da Flórida (desde 2002 com 100+ integrantes).

Primeiro Mediador certificado no Brasil pelo International Mediation Institute, Haia (ver www.IMImediation.org) como mediador de conflitos internacionais entre empresas de países diferentes. Integrante do Comitê de Avaliação de Programas de Certificação de Mediadores da Comissão de Padrões Internacionais do IMI, avaliei tais Programas na India, no Israel, na Itália, Rússia e nos Estados Unidos; Fundador e Co-Coordenador, IMI - Brasil.

Comissão de Mediação, Câmara de Comércio Brasil - Canadá.  A Comissão estabelece a política, regras e padrões de mediação da CCBC. 

Rede de Arbitragem Internacional para Rússia/CIS (Londres); ex Conselho Empresarial Brasil – EEUU (anos 90)

Ex Presidente, Comitê de Arbitragem, Associação Interamericana de Advogados.

Ex Presidente, Comitê da ONU da Associação Americana de Advogados (American Bar Association, Section of International Law & Practice). O Comitê de 75 advogados montou uma proposta sobre mediação da ONU para resolução de conflitos públicos internacionais. A proposta foi apresentada ao Harvard Program on Negotiation e publicada na revista norte-americana de política externa, SAIS Review, Foreign Policy Institute, Johns Hopkins University - Paul Nitze School of Advanced International Studies, Washington, D.C.) e foi adotada recentemente pela ONU.

Com registro nos bars (Ordens dos Advogados) estaduais e federais de Massachusetts e Maine, Estados Unidos e na OAB-RJ como Consultor no Direito Estrangeiro.


PUBLICAÇÕES RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

International Commercial Arbitration Practice: 21st Century Perspectives. Creator and General Editor of book with 50+ chapters with Horacio Grigera-Naón, Co-Editor, Lexis-Nexis/Matthew Bender books, New York, 2010 - 2018 with annual update releases. Co-author, chapter 8 on ICA in Latin America and author, chapter 53 on Videoconferencing for ICA.

"Corporate Culture and Business Mediation", Kluwer Mediation Blog online, September 4, 2018, http://mediationblog.kluwerarbitration.com/2018/09/04/corporate-culture-business-mediation/ 

"Key Changes to the Brazilian Arbitration Law: A Foreign Practitioner's Perspective", capítulo no livro Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos Empresariais, IOB/São Paulo, outubro de 2017).

"The Brazil Mediation Wave - Will it Rise?", Blog de Mediação da Kluwer, publicado 21 de outubro de 2016, ver http://kluwermediationblog.com/2016/10/21/the-brazilian-mediation-wave-will-it-rise/.

"Proposed UNCITRAL Convention on Mediated Settlements of International Commercial Disputes", preparado junto com a Presidente do IMI Deborah Masucci, publicado em setembro de 2016 no link do Comitê da IBA sobre Mediação, http://www.ibanet.org/LPD/Dispute_Resolution_Section/Mediation/Publications.aspx

"The New Brazil Mediation Law’s Impact on International Business Disputes", AAA Dispute Resolution Journal (dezembro de 2015).

"The Law, Exposed", uma tradução para inglês com breve comentário sobre a nova Lei de Mediação no Brasil, preparado junto com o advogado e mediador brasileiro Alexandre Simões como parte da Building a Mediation Structure in Brazil no seção sobre ADR internacional na revista do CPR Alternatives, Vol. 33, No. 11, dezembro de 2015, pp. 163 - 170.

"Arbitrating and Mediating Brazilian M & A Disputes", coluna da Beijing Arbitration Commission na seção "Disputes Digest" do China Business Law Journal, Beijing, setembro de 2015.

"Brazil: Changes Enacted to Arbitration Law" no site www.ChinaGoAbroad.com (para entidades chineses  interessados no mercado no estrangeiro), maio de 2015.  Artigo publicado em inglês e chinês.

"Multi-dimensional Mediation", capítulo no livro Contemporary Tendencies in Mediation, Humberto Dalla e Juliana Loss de Andrade, Co-Redatores, Editorial Dykinson, Madri, 2015.

Co-autor com Leandro Tripodi e Andrea Maia, "Arbitragem e Mediação de Controvérsias oriundas dos Contratos regidos pela CISG", publicado como Working Paper do II Congresso do CPR sobre Mediação Empresarial, Belo Horizonte, april de 2014; a versão em português foi publicada no boletim da Federação de Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), março de 2014.

"Brazil:  Proposed reforms to arbitration law ready for scrutiny", Global Arbitration Review (Londres), 07 de outubro de 2013 (versão online) 

"Brazil:  Reforms to Dispute Resolution", Latin Lawyer (Londres), 15 de outubro de 2013 (versão online).

 "Suggestions for Changes to Brazil's Arbitration Law", The Commercial, Shipping & Investment Arbitration Watch (Madri), no. 19, julho - setembro de 2013.

"Dueling Tribunals at the Jirau Dam", versão atualizada  publicada na revista IBA Arbitration News, setembro de 2013, e Vista Brazil, um boletim da firma Veirano, setembro de 2012.

"The Arbitrator as Mediator, and Mediator as Arbitrator",  Journal of International Arbitration (Haia), dezembro de 2011, com Anotação de Atualização publicada no Journal em abril de 2012.

Co-autor do capítulo sobre Brasil com Fernando Serec e Antonio Barbuto Neto da firma Tozzini Freire, no livro International Commercial Arbitration Practice & Procedure - Enforcement of Foreign Awards (Cobertura de mais de 75 Países), Universal Law Publishers (India), 2012.

"Dispute Resolution in Brazil" para o site de investidores chineses www.chinagoabroad.com   2011 - 2012.

"O Mito da Mediação e Expertise", co-autor com Nazareth Serpa) do capítulo do livro Direito da Construção: Estudos sobre as várias áreas do Direito aplicados ao mercado da Construção, Fernando Marcondes, Coordenador, Editora PINI, São Paulo, 2014; e Revista Brasileira de Direito de Construção, Instituto Brasileiro de Direito de Construção (IBDIC), São Paulo, vol. 1 (2012).

"Como Resolver disputas sobre nomes de domínio na internet", co-autor com Luiz Gustavo Meira Moser da OMPI/Genebra, Revista Brasileira de Arbitragem, vol. 33, p. 123 - 135 (janeiro - março de 2012).

"What's Brewing in the International Commercial Mediation Process: Differences from Domestic Mediation and Other Things Parties, Counsel and Mediators Should Know", AAA Dispute Resolution Journal, New York, February - April 2011.

“Multidimensional Mediation”, Alternatives to the High Cost of Litigation, CPR/New York, fevereiro de 2010. Para um sumário deste artigo sobre mediação internacional, ver o link: http://www.cpradr.org/tabid/45/articleType/ArticleView/articleId/547/Default.aspx

Comentários publicados nos artigos sobre arbitragem no Brasil, “A Closer Look at Arbitration in Brazil”,Global Arbitration Review (London), Vol. 4, Issue 6 (janeiro de 2010).

“The New York Convention and the Enforcement of Foreign Arbitral Awards in Brazil”, Mealey’s International Arbitration Report – Special Edition Commemorating the 50th Anniversary of the New York Convention” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, São Paulo), outubro de 2008.

Co-autor, “New Keys to Arbitration in Latin America”, Journal of International Arbitration (Haia), vol. 25, no. 1, fevereiro de 2008.

Comentários (“Expert Commentaries”) publicados por Lexis-Nexis online sobre vários aspetos de arbitragem
internacional –

1. "Hall Street Associates v. Mattel" (on the U.S. Supreme Court's last word to decide whether contractual arbitration clauses or agreements calling for expanded judicial review of arbitration awards are enforceable or not – maio de 2008).

2. "Premium Nafta Products Limited" (on the decision by the United Kingdom’s highest court, the House of Lords, to widen the straits that had narrowed the role of arbitrators and independence of arbitration clauses – novembro de 2007).

3. "Société SNF – SAS v. Chambre de Commerce International" (French court decision on the question of which set of rules of
the arbitral institution are applicable when the arbitration clause is silent on the matter – novembro de 2007)

4. "Reasoned Awards/Preliminary Decisions in International Arbitration" (dezembro de 2007)

5. “Unclear Arbitration Clauses Leading to Unwanted Court Intervention” (janeiro de 2008)

6. “Borrowing” Institutional Rules for Ad Hoc Arbitrations” (fevereiro de 2009)

7. "Americatel El Salvador v. Cia. de Telecommunicaciones de El Salvador" (Problems with “dual system” arbitration clauses – maio de 2008)

8. "Arbitration in International Tax Treaties" (co-autor, fevereiro de 2008)

9. “Overview of Brazilian Arbitration Law Developments 2007 - 2008” (co-autor com Tozzini Freire Advogados, abril de 2008)

10. “Availability of Foreign Arbitral Forums: A Tale of Two Countries with Opposite Views - Chile and Ukraine” (maio de 2008)

11. “Arbitration in Chains of Contracts – France and Switzerland” (maio de 2008)

12. “Consequences to Parties for Nonpayment of Arbitrators’ Fees and Costs: Rulings from Two Key Arbitral Jurisdictions – the U.S. and Sweden” (co-autor, junho de 2008)

“Videoconferencing for International Mediation and Arbitration”, na biblioteca online do Instituto Internacional de Mediação (Haia), ver http://imimediation.org/index.php?cID=264&cType=document e na REVISTA BRASILEIRA DE ARBITRAGEM, No. 11, 2006.

“Drafting Arbitration Clauses: How to Avoid Pitfalls and Mistakes”, Swiss-Italian Chamber of Commerce International Arbitration Seminar, Coral Gables, Flórida, 2005.

PALESTRAS RECENTES SOBRE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO

- Palestrante sobre Centros de ADR Internacionais, II Congresso Internacional de Mediação da OAB-RS, Porto Alegre, junho de 2018.  Coordenador do workshop dinâmico sobre Técnicas de Mediação Comercial. 

- Painelista representando o Silicon Valley Arbitration & Mediation Center, sobre o tema "Utilização de Videoconferência em Arbitragem e Mediação Internacional", Conferência da CCI, PANARB 2018, Panama, janeiro de 2018.

- Painelista sobre Utilização de Videoconferências nos Procedimentos ADR, CIArb Dispute Appointment Service Convention, Londres, novembro de 2017.

- Co-coordenador do workshop dinâmico sobre Mediação e Negociação Comercial, da I Competição de Negociação e Mediação, Faculdade de Direito Antonio Meneghetti Law School, Recanto Maestre - RS, Brazil, junho de 2017.

- Painelista sobre Mediação no Brasil e nos Estados Unidos, da I Competição CPR sobre Mediação e Negociação Comercial, FIESP/São Paulo, maio de 2017.

Painelista sobre o tema "Como resolver disputas internacionais imobiliárias com eficaz", IX IBA Conference on Real Estate Investments - Rio de Janeiro, março de 2017 (em inglês).

Palestrante no painel sobre A Influência estrangeira no desenvolvimento de Mediação empresarial no Brasil, - Congresso CBAME, Belo Horizonte, março de 2017.

Palestrante na Faculdade de Direito Milton Campos e na OAB-MG sobre "Os Mecanismos de Mediação na Experiência de um Mediador Comercial Internacional" - Belo Horizonte - MG, agosto de 2016.

Painelista e palestrante na sede da UNCITRAL sobre o tema da Proposta Convenção da UNCITRAL regindo Acordos Mediados de Comércio Internacional, Viena, julho de 2016. 

Coordenador da Mesa Redonda sobre Mediação Multi-parte no Setor de Energía, 4o Congresso do CPR de Mediação Empresarial, Rio de Janeiro, 2016.

"Mediating Commercial Disputes between Global and Local Companies" (em inglês), New York State Bar Association Brazil Chapter (OAB-New York, filial do Brasil) (2015).

Debatedor, "Escolha de Câmaras, Árbitros e Mediadores nas questões da Administração Pública:  uma Perspectiva do Exterior", I Conferência Nacional de Arbitragem e Mediação na Administração Pública, Brasília (2015).

Palestrante na Faculdade de Direito, Universidade Tsinghua, Beijing, para candidatos LL.M. do Progama de Arbitragem Internacional.  "Experiência em Arbitragem no Ambiente Internacional:  Foco nos EEUU e América Latina/Brasil." (2015).

Painelista sobre Arbitration na América Latina, Hong Kong International Arbitration Centre (2015).

"A CISG e Arbitragem", Painelista na Conferência sobre a CISG e  Brasil", Curitiba (2015).

"Mediação no setor industrial" (Mediação em disputas relacionadas a construção e outros setores, e a necessidade/utilidade de um mediador especialista),
Painelista no II Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial, São Paulo (2015).

Ofereci sugestões sobre novas Regras de Arbitragem da Comissão de Arbitragem de Beijing (2014). 

Debatedor no painel com tema "O Novo PL de Arbitragem - Uma Perspectiva Internacional", Conferência sobre o Novo CPC, Informa Group, São Paulo, julho de 2014.

Debatedor no painel "Projetos de Construção e Infra-estrutura Internacionais: As últimas tendências sobre Gerenciamento de Conflitos" na Conferência do ICDR Gerenciamento de Conflitos Internacionais - Arbitragem e Mediação como Opções para Transações Globais,    São Paulo, novembro de 2013.

Palestrante da Abertura do Seminário:  "Combinação de Mediação com Arbitragem na resolução de conflitos comerciais",  III Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina, Joinville - SC, setembro de 2013.

Como Co-Coordenador do International Mediation Institute no Brasil, oferecemos sugestões na Audiência Pública da Comissão do Senado sobre o PL de Arbitragem e Mediação Extrajudicial, Brasília, agosto de 2013.  Ver o link no TV Senado - http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=276667&cod_video=274727

 “Tecnología e Mediação - Mediação internacional por Videoconferência”, Congresso de Mediação Empresarial do Instituto CPR no Brasil,   Rio de Janeiro, abril de 2013.

Debatedor, "ARB-MED e MED-ARB nos Conflitos Comerciais Internacionais", OAB-RJ, abril de 2012.

Moderador do Painel sobre “Proteção de Ativos de Propriedade Intelectual na América Latina”, JURIS Conference on Legal Aspects of Risk Management in Latin America, Miami, outubro de 2008, com especialistas em PI no painel da Argentina, Brasil, Colômbia e México.

Palestrante, “The Latest Legal Developments Related to Arbitration in Brazil”, 6th Annual ICDR Arbitration Conference, Miami, april de 2008.

“A Experiência numa Arbitragem Internacional no Setor Petroleiro”, Instituto Ibero-Americano de Direito Marítimo, Rio de Janeiro, setembro de 2007.

“Considerações na Escolha do Árbitro na Arbitragem Internacional”, ARBITAC/AC Paraná, Curitiba, junho de 2006.

CIUDADANIA e RESIDÊNCIA

norte-americana, com residência permanente no Brasil (RNE)